Background

O Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) são parceiros há mais de vinte anos na execução de projetos na modalidade Execução Nacional. A partir de 2007, foi iniciada uma nova modalidade de arranjo institucional por meio da assinatura de um Projeto de Contribuição Voluntária, no qual o PNUD é o agente responsável pela execução do projeto.

O Plano de Trabalho do referido Projeto do prevê em seu Componente 2 o fortalecimento institucional do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Este componente nasce do entendimento que o fortalecimento das capacidades institucionais é ponto determinante para enfrentamento dos desafios impulsionados pelo Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Assim, o projeto fará uso da governança democrática como um meio para apoiar a modernização da instituição visando o aperfeiçoamento do arcabouço legal, a responsabilização externa, a participação e os mecanismos de transparência, assim como a garantia da qualidade institucional em todas as áreas do Inep.

A partir da implementação deste Componente pretende-se formar um grupo de estrategistas para colaborar com o planejamento global da Instituição para dar suporte as avaliações, exames e estatísticas. Servirá também para impulsionar a execução do projeto BRA/04/049, assinado entre o Pnud e o Inep, que tem como principais resultados: ações estratégicas de apoio às pesquisas e estudos educacionais; inovação e renovação de produtos e Sistemas para Censos; fortalecimento ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; e o aprimoramento da Avaliação da Educação Básica.

Destacam-se as condições restritivas internas existentes que explicam a natureza dos resultados que se pretende atingir, tendo como atividade principal: Apoiar o fortalecimento do Inep a partir do aperfeiçoamento do arcabouço legal, da responsabilização externa, da participação e dos mecanismos de transparência, assim como da garantia da qualidade institucional em todas as áreas do Instituto e os três produtos finais esperados: Formação de um grupo de especialistas para proposição de ações de fortalecimento institucional do Inep; Definição de metodologias/práticas/estratégias de fortalecimento institucional do Inep; e Formulação de plano de aplicação das metodologias/práticas/estratégias concebidas para o fortalecimento institucional do Inep.

Importante destacar que debates internos serão promovidos para condução das ações dentro do Projeto. Evidentemente, os efeitos produzidos na construção de forças concretas contrapostas à ação restritiva têm por finalidade promover melhorias gerenciais, técnicas e operacionais na autarquia, tendo como eixo de atuação o fortalecimento dos exames e avaliações e demais áreas de interesse elencadas nas discussões internas.

A cooperação técnica a ser proporcionada pelo Pnud será concretizada mediante a mobilização de profissionais qualificados, o que envolve especialistas com formações diferenciadas, sendo previsto para este termo de referência apoio à estruturação de uma unidade voltada para as ações de relações institucionais, considerando a essencialidade deste trabalho para consolidação do papel do Inep como instituto de excelência nacional e internacional na produção de estatísticas, estudos e avaliações educacionais, conforme definido na oficina de reflexão estratégica.

Objeto:
A presente consultoria tem como objeto prestar assessoramento e apoiar o Inep em atividades de monitoramento que garantam a sustentabilidade dos resultados obtidos dentro do Projeto BRA/04/049 na implementação do Projeto MEC/PNUD, com destaque na mitigação de riscos às ações e projetos do Inep e no acompanhamento dos indicadores e resultados de ações estratégicas para o fortalecimento institucional do Instituto.

Duties and Responsibilities

Desenvolver, sob orientação direta do Chefe de Gabinete do Inep e supervisão do Pnud, tarefas destinadas a análise de resultados por meio de indicadores e planos de ação para a mitigação dos riscos, com foco nas seguintes atividades principais:
• Organizar e suportar o funcionamento da Secretaria Permanente do Modelo de Gestão Estratégica do Inep para subsidiar os trabalhos dos forúns de análise: Diretoria Colegiada para fins de planejamento estratégico, Comitê de Planejamento, Gestão e Avaliação, Comitê de Tecnologia da Informação, Comitê de Comunicação e Imagem, Comitê de Gestão de Pessoas.
• Monitorar riscos às ações do INEP.
• Monitorar indicadores e resultados das ações estratégicas, reportando-os ao comitê de planejamento e gestão.
• Elaborar relatórios gerenciais e gerar os subsídios para os fóruns de análise.
• Acompanhar e documentar os trabalhos dos fóruns de análise.
• Organizar e suportar o funcionamento da Secretaria Executiva dos órgãos colegiados do Inep.

Competencies

Competências Corporativas:
Demonstrar integridade perante aos modelos e valores éticos da ONU;
Promover a visão, missão e objetivos estratégicos do PNUD;
Dispor da sensibilidade e adaptabilidade aos valores e diferenças culturais, de gênero, religião, raça, nacionalidade e idade; e
Tratar a todos de forma justa e sem favoritismo.

Competências Funcionais:
Gerenciar conhecimento e aprendizagem;
Promover o compartilhamento e a gerência do conhecimento no PNUD;
Conhecer assuntos de desenvolvimento, planejamento e interdisciplinaridade;
Apresentar habilidade de advogar e prestar assessoria política;
Trabalhar continuamente e ativamente para o desenvolvimento do conhecimento pessoal.

Desenvolvimento e Eficácia Operacional
Capacidade de liderar o planejamento estratégico e gestão baseada em resultados;
Capacidade de liderar a formulação, execução, acompanhamento e avaliação dos programas e projetos de desenvolvimento e mobilizar recursos;
Capacidade de liderar a implementação de novos sistemas (área de negócios), que afetam a mudança pessoal e / ou comportamental de atitudes;

Gestão e Liderança
Focar no impacto e resultado para o cliente e responde positivamente aos comentários;
Liderar equipes de forma eficaz e demonstrar habilidades de resolução de conflitos;
Consistentemente, trabalhar com energia e atitude positiva e construtiva;
Demonstrar habilidades oral e escrita em comunicação;
Contruir relacionamentos fortes com os clientes e agentes externos;
Permanecer calmo(a), controlado e bem-humorado, mesmo sob pressão;
Demonstrar abertura à mudança e capacidade de gerenciar as complexidades.

Required Skills and Experience

Orientamos que todas as atividades, experiências e qualificações acadêmicas sejam descritadas detalhadamente ao longo do preenchimento do formulário de candidatura: Personal History Form- PHF/P11.

OBRIGATÓRIAS:
• Curso em nível superior, devidamente reconhecido pelo MEC, preferencialmente em Administração ou Economia.
• Pós-graduação na área de planejamento e/ou gestão
• Experiência profissional mínima de 10 (dez) anos de atuação em atividades de gestão administrativa pública.
• Experiência em elaboração e acompanhamento de planejamento estratégico
• Experiência em elaboração de relatórios gerenciais.
• Experiência em análise mercadológica.
• Domínio do idioma Português (Brasil)

DESEJÁVEIS:
• Conhecimento em normas e leis da administração pública federal, principalmente quanto às autarquias.
• Experiência em elaboração, organização e estabelecimento de rotinas de monitoramento de resultados.
• Experiência na realização de workshops e seminários .
• Experiência em supervisão de equipes
• Experiência na coordenação de atividades administrativas.

Importante:
- Nacionalidade brasileira ou outros legalmente autorizados a trabalhar no Brasil;
- PNUD dá oportunidades iguais a todos os candidatos e incentiva particularmente afro-brasileiros e mulheres
a se candidatarem.

ATENÇÃO! Submissão de candidaturas:

Clique em "Apply Now". Após preencher os campos solicitados, clique em "Submit Application", você DEVERÁ anexar o formulário denominado UNDP Personal History Form - P11 na página seguinte que surgirá. Este formulário poderá ser encontrado em nosso site: http://www.pnud.org.br/recrutamento/P11_Personal_history_form.doc  

Apenas as candidaturas preenchidas e submetidas através do formulário serão consideradas para análise.

"UNDP is committed to achieving workforce diversity in terms of gender, nationality and culture. Individuals from minority groups, indigenous groups and persons with disabilities are equally encouraged to apply. All applications will be treated with the strictest confidence".

Apenas candidatos pré-selecionados serão contactados.