CONSULTOR NACIONAL PARA EXECUTAR O PROJECTO “DOCUMENTACAO DOS RESULTADOS NAS REGIÕES ÁRIDAS EM MOCAMBIQUE’’

Location : MAPUTO, MOZAMBIQUE
Application Deadline :29-Feb-12
Type of Contract :Individual Contract
Post Level :National Consultant
Languages Required :
English   Portuguese
Expected Duration of Assignment :21 DAYS

Background

O Centro de Desenvolvimento de Terras Sêcas - Drylands Development Centre (DDC) é um dos três Centros Temáticos do PNUD no mundo. O DDC é especializado na assistência aos países na luta contra a pobreza e encoraja o desenvolvimento de áreas afectadas pela seca no mundo. O DDC é especializado na assistência aos países afectados em África, Estados Árabes e o Este da Ásia na implementação da Convenção das Nacções Unidas para Combate a DesertificaçãoUNCCD) através da Integração do Programa de Desenvolvimento de Terras Sêcas/Zonas áridas (IDDP). O suporte é providenciado através dos escritórios do PNUD nos países.
 
O IDDP combina as três abordagens para o desenvolvimento de zonas áridas num programa e mistura analises políticas com a criação de capacitação institucional, com programas de intervenções concretas no terreno baseados nos seguintes três resultados:
  • Integração de aspectos de seca, adaptação às mudanças climáticas e mitigação em políticas.
  • Nacionais, planificação e desenvolvimento, contribuindo para uma implementação de quadros/ frameworks e contribuição para uma implementação efectiva da Convenção das Nações Unidas de Combate á Desertificação (UNCCD).
  • Reduzir a vulnerabilidade das comunidades das zonas áridas ao ambiente, desafios económicos e sócio-culturais (tais como riscos climáticos, secas, degradação do solo, escassez de mercados e migração) e criar capacidade para adaptação e mitigação.
  • Melhorar a governação local, gestão e utilização de recursos naturais.

Duties and Responsibilities

Na prossecução destes objectivos, o PNUD pretende recrutar um Consultor para executar o projecto denominado “Documentacao dos Resultados nas Regiões Áridas em Mocambique’’

Competencies

  • Capacidade comprovada de trabalho em diferentes sectores e níveis institucionais de políticas e tomada de decisões para a formulação e implementação do programa, desde o nível  sub-regional, nacional até ao nível das comunidades locais.
  • Capacidade demonstrada (através de trabalhos similares anteriores) para analisar, compilar e sintetizar informação em formatos coerentes e sucintos.
  • Forte capacidade de comunicação falada e escrita em Português ou Inglês.
  • Capacidade de trabalhar de forma eficaz sob pressão num ambiente de equipe e em  ambiente multicultural
  • Grande atenção para o detalhe e alta capacidade de concluir tarefas dentro dos prazos  

Required Skills and Experience

O Consultor deverá ter os seguintes conhecimentos, habilidades e capacidades:
  • Mínimo de pós-graduação no campo de ciências sociais relevantes, incluindo a gestão de recursos naturais, economia de recursos, socio economia, desenvolvimento rural, agricultura, desenvolvimento, investigação e análise de políticas, ou outras disciplinas relacionadas – junte copias dos diplomas.
  • Conhecimento e experiência significativa[mínimo de cinco anos] em pesquisa e análise de políticas e uma compreensão sobre desafios de desenvolvimento em zonas  áridas.
  • Bom conhecimento dos setores político, económico e social no país.
  • Familiaridade em trabalhar com o PNUD no desenvolvimento de  zonas  áridas e /ou meio ambiente.

UNDP is committed to achieving workforce diversity in terms of gender, nationality and culture. Individuals from minority groups, indigenous groups and persons with disabilities are equally encouraged to apply. All applications will be treated with the strictest confidence.