Background

O projeto BRA/10/003 está inserido no Programa Conjunto (Joint Programme) constituído por cinco agências do Sistema Nações Unidas – OPAS, UNICEF, FAO, OIT e PNUD – e por cinco instituições representativas do Governo Brasileiro – FUNAI, FUNASA, MDS, MS e ABC, sendo que a execução é de responsabilidade das agências (Direct Execution – DEX), coordenadas por OPAS e UNICEF, respectivamente.

O Programa Conjunto (MDGF) foi assinado em novembro de 2009, tem duração de 3 anos, com término previsto para dezembro de 2012. É totalmente financiado pelo “Fundo Espanhol” (Fundo para o Alcance dos ODM – Espanha/PNUD) e visa garantir a segurança alimentar e nutricional de crianças e mulheres indígenas no município de Dourados – Mato Grosso do Sul (MS) e na região Alto Solimões – Amazonas (AM), no Brasil.

A estratégia básica planejada para o alcance deste objetivo envolve o desenvolvimento de ações para apoiar a qualificação e integração de políticas públicas, especialmente nas áreas da saúde e do desenvolvimento social em nível local. As comunidades indígenas no Brasil, particularmente mulheres e crianças, não têm compartilhado plenamente na melhoria de indicadores de saúde e qualidade de vida que foram identificados para a população como um todo. Serão desenvolvidas duas linhas de ação. A primeira está relacionada com a promoção do acesso a programas e serviços públicos, especialmente os que dizem respeito à saúde e promoção social, objetivando a redução de casos de subnutrição e taxa de mortalidade infantil. A segunda envolve uma série de iniciativas para promover a autonomia econômica, a sustentabilidade da produção de e o acesso a alimentos, principalmente através do reconhecimento do valor dos sistemas produtivos locais que dependem de e respeitam a biodiversidade da cultura alimentar desses povos, em conformidade com a Convenção 169 da OIT e a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Estas ações, que deveriam produzir um impacto positivo na segurança alimentar e nutricional destes grupos, serão desenvolvidas a partir de ações que contribuam para a qualificação da ação pública e o empoderamento das comunidades indígenas. Os beneficiários principais destas ações – que pretendem promover a equidade e assegurar direitos, particularmente o Direito Humano à Alimentação Adequada e o Direito à Saúde – são as gestantes, as crianças e os adolescentes.

Resultados relacionados ao documento de projeto
Gestão e Monitoramento do Projeto elaborados e implementados.

Resultados esperados do contratado:
Gestão geral e coordenação técnica das atividades do Projeto, de forma a possibilitar que todas as atividades a serem implementadas, estejam em conformidade com o documento do projeto, que os produtos a serem gerados no âmbito deste tenham alta qualidade técnica, bem como sejam divulgados nacional e internacionalmente, e que os resultados do projeto sejam alcançados.

Duties and Responsibilities

- Elaborar os TORs necessários para contratações de pessoa física e jurídica do projeto. 
- Supervisionar tecnicamente os contratos e produtos a serem gerados no âmbito do projeto e suas contratações. 
- Articular e supervisionar a execução do projeto de forma a promover sua implementação de forma coordenada entre as agências da ONU, as contrapartes governamentais, os parceiros locais e os povos indígenas das regiões do programa. 
- Manter contatos com instituições nacionais e internacionais a pedido do coordenador do projeto e, inclusive, participar de encontros, seminários, workshops e outros eventos, por sua solicitação. 
- Outras tarefas que se fizerem necessárias para assegurar a qualidade técnica dos resultados esperados do projeto

Competencies

Competências Funcionais:

Gestão orientada em Resultados do Programa de Desenvolvimento 
- Contribuir para o alcance de resultados através de pesquisa primária e análise; 
- Avaliar o desempenho do projeto para identificar fatores de sucesso e incorporar as melhores práticas; 
- Realizar pesquisas em todas as atividades do programa para identificar os pontos críticos da integração; 
- Possuir capacidade de monitorar fases específicas de projetos e implementação de programas;

Construção de parcerias estratégicas

- Construir parcerias estratégicas;
-Manter rede de contatos; 
- Boa comunicação interpessoal e capacidade de escrita; 
- Fornecer insumos para as estratégias de mobilização de recursos

Inovação e Marketing Novas Abordagens 

- Gerar novas ideias e abordagens, pesquisar melhores práticas e propor novas formas mais eficazes de executar o projeto; 

- Gerar novas idéias e propor novas formas mais eficazes de operar
-Boa comunicação interpessoal e capacidade de escrita.

Competências Corporativas:

- Demonstrar integridade perante os modelos e valores éticos da ONU; 
- Promover a visão, missão e objetivos estratégicos do PNUD; 
- Dispor da sensibilidade e adaptabilidade aos valores e diferenças culturais, de gênero, religião, raça, nacionalidade e idade; 
- Tratar a todos de forma justa e sem favoritismo.


Required Skills and Experience

Orientamos que todas as atividades, experiências e qualificações acadêmicas sejam descritadas detalhadamente ao longo do preenchimento do formulário de candidatura: Personal History Form- PHF/P11 

Educação:  

- Mestrado.

Experiência relevante:

- Experiência profissional de, no mínimo, 2 (dois) anos em atividades/ trabalhos ligados a comunidades indígenas ou tradicionais ou segurança alimentar. 

- Caso o candidato tenha experiência com segurança alimentar para povos indígenas ou comunidades tradicionais será considerado um diferencial;

- Experiência em elaboração e/ou implementação e/ou monitoramento de projetos de cooperação técnica. 

Idiomas: - Fluência no idioma português

-Working Knowledge em espanhol é desejável;

- Working Knowledge em inglês será considerado desejável.

Importante:
- Nacionalidade brasileira ou outros legalmente autorizados a trabalhar no Brasil;
- PNUD dá oportunidades iguais a todos os candidatos e incentiva particularmente afro-brasileiros e mulheres a se candidatarem.

ATENÇÃO! Submissão de candidaturas:

Clique em "Apply Now". Após preencher os campos solicitados, clique em "Submit Application", você DEVERÁ anexar o formulário denominado UNDP Personal History Form - P11 na página seguinte que surgirá. Este formulário poderá ser encontrado em nosso site: http://www.pnud.org.br/recrutamento/P11_Personal_history_form.doc  

Apenas as candidaturas preenchidas e submetidas através do formulário serão consideradas para análise. E somente os pré classificados serão contactados, devido ao grande volume.

"UNDP is committed to achieving workforce diversity in terms of gender, nationality and culture. Individuals from minority groups, indigenous groups and persons with disabilities are equally encouraged to apply. All applications will be treated with the strictest confidence".