Background

A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e a Caixa Econômica Federal executam o projeto Vozes da Classe Média que tem como objetivo compreender e mapear as aspirações, necessidades, comportamentos, determinantes de ascensão e possíveis riscos da classe média brasileira para que seja possível desenhar políticas públicas específicas que promovam sua contínua ascensão e impeçam seu retorno à situação de pobreza.

Vozes da Classe Média consiste em publicações bimestrais que visam contribuir para o devido aprofundamento do conhecimento sobre a classe média – fundamental à adequação das políticas públicas. O projeto explora as fontes de dados existentes, como a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), ambas produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como também uma ampla variedade de pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Instituto Data Popular. Ao todo, elas compõem um conjunto de vinte e sete pesquisas realizadas nos últimos três anos, com abrangência nacional, tratando da opinião das diversas classes de renda brasileira sobre 22 temas públicos de relevância para o bem-estar individual e para o desenvolvimento do país.

O objetivo é compilar e organizar as informações contidas nessas pesquisas e aprofundar sua interpretação com vistas a responder as seguintes questões:
• Quem são as múltiplas faces da classe média?
• De onde vem a classe média brasileira? Para onde vai? Onde mais cresceu?
• Como se comportam? Como utilizam os serviços públicos?
• O que pensam? O que querem? Quais são suas necessidades, receios, valores e sonhos? Como avaliam os serviços públicos?

Os resultados dessas análises serão divulgados em cadernos bimestrais. Cada um cobrirá um tema específico, como visão de futuro, protagonismo, qualidade e utilização dos serviços públicos. Para facilitar o acesso ao conteúdo dos Cadernos, serão publicadas anualmente as Coletâneas Vozes da Classe Média, reunindo, atualizando e aprofundando as análises bimestrais.

No sentido de fortalecer o projeto Vozes da Classe Média com recursos humanos especializados, necessários ao pleno desenvolvimento das tarefas propostas, a Secretaria de Assuntos Estratégicos solicita apoio do PNUD, no âmbito do Projeto BRA/12/009, pois considera que consolidação de uma classe média dinâmica e produtiva é uma ação prioritária para o desenvolvimento sustentável do país.
O consultor contratado prestará assessoria técnica à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República no âmbito do projeto Vozes da Classe Média, em articulação com a equipe técnica do PNUD.

O presente Termo de Referência tem por objetivo contratar um assessor técnico especializado com experiência na área de políticas públicas socioeconômicas e ambientais para assessorar a Secretaria de Assuntos Estratégicos no projeto Classe Média, bem como nos demais projetos desenvolvidos nesta Secretaria nas áreas sociais, econômicas e ambientais.

Será responsabilidade do especialista a gestão de informações concernentes às políticas públicas desenvolvidas na SAE, a elaboração de análises sobre as políticas desenvolvidas pela secretaria, a elaboração de textos e dados para materiais institucionais, suporte na organização de eventos e reuniões técnicas.

Como resultado, espera-se que os projetos possam contar com uma assessoria política aumentando a chance de sucesso no seu desenvolvimento.

Considerado que a Secretaria de Assuntos Estratégicos é órgão da Presidência da República com sede em Brasília, o contratado prestará assessoria técnica às atividades nesta localidade.

Duties and Responsibilities

O especialista será responsável pelo suporte direto ao gabinete do Ministro na gestão de informações concernentes às políticas públicas desenvolvidas na SAE, na elaboração de análises sobre as políticas desenvolvidas pela secretaria, na elaboração de textos e dados para materiais institucionais, e no suporte na organização de eventos e reuniões técnicas, bem como:

1. Identificação de outras fontes de informação relativas às políticas desenvolvidas pela SAE, especialmente relacionadas à classe média, juventude, imigração e desenvolvimento sustentável.
2. Interlocução com parceiros, nacionais e internacionais, envolvidos em pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas sobre os diferentes temas.
3. Organização de workshops e discussões técnicas.
4. Preparação de relatórios técnicos e orçamentos, sempre que requisitado.
5. realização de levantamento das políticas socioeconômicas federais e estaduais que afetam os projetos.
6. Execução de outras tarefas requeridas pelo Gabinete do Ministro da SAE no contexto dos objetivos, deveres, atividades e responsabilidades de sua função.

Competencies

Competências Corporativas:

• Demonstrar integridade perante aos modelos e valores éticos da ONU;
• Promover a visão, missão e objetivos estratégicos do PNUD;
• Dispor da sensibilidade e adaptabilidade aos valores e diferenças culturais, de gênero, religião, raça, nacionalidade e idade; e
• Tratar a todos de forma justa e sem favoritismo.

Competências Funcionais:

Gerenciamento do Conhecimento e da Aprendizagem
• Promover a cultura do aprendizado e o bom ambiente no trabalho por meio da liderança e de exemplo pessoal;
• Conhecer assuntos de desenvolvimento, planejamento e interdisciplinaridade;
• Trabalhar continuamente e ativamente para o desenvolvimento do conhecimento pessoal e uma ou mais áreas praticas, agir neste plano de aprendizagem e aplicar os novos conhecimentos adquiridos; e
• Buscar e aplicar o conhecimento, informação e as melhores práticas dentro serviço público.

Efetividade de Desenvolvimento e Operacional
• Habilidade em organizar e coordenar o planejamento para resultados orientados;
• Ter habilidade de conectar assuntos de nível nacional e internacional;
• Demonstrar relevante conhecimento da história brasileira;
• Demonstrar conhecimento de economia brasileira e internacional;
• Demonstrar boas habilidades conceituais e analíticas;
• Demonstrar excepcionais habilidades de comunicação, oral e escrita.

Gerência e Liderança
• Abordagens consistentes de trabalho com energia e positividade, além de atitudes construtivas;
• Demonstrar abertura para mudanças e habilidade para gerenciar complexidades; e
• Demonstrar efetivo trabalho em equipe, habilidade em resolução de conflitos e capacidade para repassar conhecimentos.

Required Skills and Experience

Orientamos que todas as atividades, experiências e qualificações acadêmicas sejam descritas detalhadamente ao longo do preenchimento do formulário de candidatura: Personal History Form- PHF/P11 (baixe o documento neste link) http://www.pnud.org.br/arquivos/p11.doc  

Apenas as candidaturas preenchidas e submetidas através do formulário serão consideradas para análise.

Educação
• Requerido Graduação em Economia, Engenharia, Ciências Sociais, Ciências Políticas ou áreas afins.
• Desejável mestrado ou doutorado relacionada à área de ciências humanas ou econômicas.

Experiência
• Trabalhos/experiência comprovada em análise de dados e desenho e interpretação de tabelas e gráficos.
• Trabalhos/experiência comprovada na área de políticas públicas socioeconômicas.
• Experiência desejável em assessoria política e/ou econômica.
• Experiência desejável em revisão de textos e compêndios.
• Desejável ter experiência com organização de eventos.
• Desejável dmínio do pacote Office.
• Desejável experiência/ conhecimento do/com governo e de/com políticas públicas.

Idiomas
• Proficiência em português.
• Desejável proficiência em inglês.

IMPORTANTE:
Nacionalidade brasileira ou outros legalmente autorizados a trabalhar no Brasil

ATENÇÃO! Submissão de candidaturas:

Clique em "Apply Now". Após preencher os campos solicitados, clique em "Submit Application", você DEVERÁ anexar (upload resume) o formulário denominado UNDP Personal History Form - P11 (e não o CV) na página seguinte que surgirá. Este formulário poderá ser encontrado em nosso site: http://www.pnud.org.br/recrutamento/P11_Personal_history_form.doc  

Apenas as candidaturas preenchidas e submetidas através do formulário serão consideradas para análise.
Somente candidatos pré-selecionados serão contactados.

"UNDP is committed to achieving workforce diversity in terms of gender, nationality and culture. Individuals from minority groups, indigenous groups and persons with disabilities are equally encouraged to apply. All applications will be treated with the strictest confidence".