Background

O Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) são parceiros há mais de vinte anos na execução de projetos na modalidade Execução Nacional. A partir de 2007, foi iniciada uma nova modalidade de arranjo institucional por meio da assinatura de um Projeto de Contribuição Voluntária, no qual o PNUD é o agente responsável pela execução do projeto.

O Plano de Trabalho do referido Projeto do prevê em seu Componente 2 o fortalecimento institucional do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Este componente nasce do entendimento que o fortalecimento das capacidades institucionais é ponto determinante para enfrentamento dos desafios impulsionados pelo Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Assim, o projeto fará uso da governança democrática como um meio para apoiar a modernização da instituição visando o aperfeiçoamento do arcabouço legal, a responsabilização externa, a participação e os mecanismos de transparência, assim como a garantia da qualidade institucional em todas as áreas do Inep.

A partir da implementação deste Componente pretende-se formar um grupo de estrategistas para colaborar com o planejamento global da Instituição para dar suporte as avaliações, exames e estatísticas. Servirá também para impulsionar a execução do projeto BRA/04/049, assinado entre o Pnud e o Inep, que tem como principais resultados: ações estratégicas de apoio às pesquisas e estudos educacionais; inovação e renovação de produtos e Sistemas para Censos; fortalecimento ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; e o aprimoramento da Avaliação da Educação Básica.

Destacam-se as condições restritivas internas existentes que explicam a natureza dos resultados que se pretende atingir, tendo como atividade principal: Apoiar o fortalecimento do Inep a partir do aperfeiçoamento do arcabouço legal, da responsabilização externa, da participação e dos mecanismos de transparência, assim como da garantia da qualidade institucional em todas as áreas do Instituto e os três produtos finais esperados: Formação de um grupo de especialistas para proposição de ações de fortalecimento institucional do Inep; Definição de metodologias/práticas/estratégias de fortalecimento institucional do Inep; e Formulação de plano de aplicação das metodologias/práticas/estratégias concebidas para o fortalecimento institucional do Inep.

Importante destacar que debates internos serão promovidos para condução das ações dentro do Projeto. Evidentemente, os efeitos produzidos na construção de forças concretas contrapostas à ação restritiva têm por finalidade promover melhorias gerenciais, técnicas e operacionais na autarquia, tendo como eixo de atuação o fortalecimento dos exames e avaliações e demais áreas de interesse elencadas nas discussões internas.

A cooperação técnica a ser proporcionada pelo Pnud será concretizada mediante a mobilização de profissionais qualificados, o que envolve especialistas com formações diferenciadas, sendo previsto para este termo de referência apoio à estruturação de uma unidade voltada para as ações de relações institucionais, considerando a essencialidade deste trabalho para consolidação do papel do Inep como instituto de excelência nacional e internacional na produção de estatísticas, estudos e avaliações educacionais, conforme definido na oficina de reflexão estratégica.


Objeto:
A presente consultoria tem como objeto prestar assessoramento e apoiar o Inep em atividades que garantam o alcance dos resultados/metas estabelecidas no Projeto BRA/04/049 e na implementação do Projeto 77150 MEC PNUD II, com destaque para a proposição e produção de instrumentos e para promoção de estratégicas operacionais.

Duties and Responsibilities

Desenvolver, sob orientação direta do Inep e supervisão do Pnud, em articulação permanente com UGP/Inep, tarefas de assessoramento técnico especializado em estratégicas de operação, com foco nas seguintes atividades principais:


• Avaliar a pertinência e promover a reorientação das estratégias de execução do Projeto, em conformidade com as diretrizes do Pnud e MEC.
• Promover articulações institucionais de forma a garantir a linearidade das ações a serem implementadas dentro do Projeto.
• Elaborar documentos e especificações técnicas destinadas a viabilizar a contratação de insumos que subsidiarão o alcance dos resultados do Projeto BRA/04/049.
• Desenvolver ações de contribuam para a incorporação/divulgação de boas práticas na execução de projetos de cooperação técnica internacional.
• Colaborar nos processos de contratação de consultorias (pessoas física e jurídica) destinados a apoiar o Inep.
• Participar de reuniões e outros eventos e prestar apoio técnico em sua área de conhecimento.

Competencies

Competências Corporativas:
Demonstrar integridade perante aos modelos e valores éticos da ONU;
Promover a visão, missão e objetivos estratégicos do PNUD;
Dispor da sensibilidade e adaptabilidade aos valores e diferenças culturais, de gênero, religião, raça, nacionalidade e idade; e
Tratar a todos de forma justa e sem favoritismo.

Competências Funcionais:
Gerenciar conhecimento e aprendizagem;
Promover o compartilhamento e a gerência do conhecimento no PNUD;
Conhecer assuntos de desenvolvimento, planejamento e interdisciplinaridade;
Apresentar habilidade de advogar e prestar assessoria política;
Trabalhar continuamente e ativamente para o desenvolvimento do conhecimento pessoal.

Desenvolvimento e Eficácia Operacional
Capacidade de liderar o planejamento estratégico e gestão baseada em resultados;
Capacidade de liderar a formulação, execução, acompanhamento e avaliação dos programas e projetos de desenvolvimento e mobilizar recursos;
Capacidade de liderar a implementação de novos sistemas (área de negócios), que afetam a mudança pessoal e / ou comportamental de atitudes;

Gestão e Liderança
Focar no impacto e resultado para o cliente e responde positivamente aos comentários;
Liderar equipes de forma eficaz e demonstrar habilidades de resolução de conflitos;
Consistentemente, trabalhar com energia e atitude positiva e construtiva;
Demonstrar habilidades oral e escrita em comunicação;
Construir relacionamentos fortes com os clientes e agentes externos;
Permanecer calmo(a), controlado e bem-humorado, mesmo sob pressão;
Demonstrar abertura à mudança e capacidade de gerenciar as complexidades.

Required Skills and Experience

Orientamos que todas as atividades, experiências e qualificações acadêmicas sejam descritas detalhadamente ao longo do preenchimento do formulário de candidatura: Personal History Form- PHF/P11 (baixe o documento neste link) http://www.pnud.org.br/arquivos/p11.doc  

Apenas as candidaturas preenchidas e submetidas através do formulário serão consideradas para análise.
 

OBRIGATÓRIAS:
• Curso em nível superior, devidamente reconhecido pelo MEC, em qualquer área de formação.
• Pós-graduação na área de educação e/ou planejamento.

• Experiência profissional mínima de 05 (cinco) anos de atuação em atividades de: planejamento e/ou execução e/ou avaliação de projeto/programa na área de educação.
• Experiência no Setor Público em atividades de elaboração de termos de referência e/ou projeto básico.

Idioma: Português fluente

DESEJÁVEIS:
• Conhecimento / experiência na área de avaliação educacional.
• Conhecimento / experiência sobre a legislação aplicada à área educacional.
• Experiência em gestão pedagógica.
• Conhecimento/ experiência com/sobre processo de avaliação educacional em larga escala.

Importante:
• Ter nacionalidade brasileira ou outras legalmente autorizadas a trabalhar no Brasil;
• PNUD dá oportunidades iguais a todos os candidatos e incentiva particularmente afro-brasileiros e mulheres a se candidatarem.

ATENÇÃO !! SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS:

Clique em "Apply Now" e, após preencher os campos e clicar em "Submit Application", você deverá anexar o formulário UNDP Personal History Form - P11 na página seguinte.
Este formulário encontra-se disponível no final da página:
http://www.pnud.org.br/arquivos/p11.doc  

Apenas candidaturas submetidas dentro do prazo e realizadas por meio do preenchimento completo e correto do UNDP Personal History Form - P11, serão examinadas. Todas as candidaturas serão tratadas com sigilo.

O PNUD está empenhado em garantir a diversidade da força de trabalho em termos de nacionalidade, gênero e cultura. Os indivíduos pertencentes a grupos minoritários, grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente incentivados a se candidatar.

Devido ao grande volume de pedidos recebidos, a recepção das candidaturas não podem ser reconhecidos individualmente. Apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados.