Background

A meta do projeto é atingir uma gestão sustentável de PCB e fortalecer os arranjos reguladores e institucionais para o controle e a eliminação progressiva de PCBs de acordo com os requerimentos da Convenção de Estocolmo e outros protocolos e convenções relacionados ratificados pelo Brasil. O Brasil, como signatário da Convenção de Estocolmo, compromete-se com a completa eliminação e destruição de PCBs até 2025 ou antes. O principal objetivo deste projeto de 5 anos é desenvolver completamente a capacidade do Brasil para gerenciar e disponibilizar óleos PCB, equipamentos contendo PCB e outros resíduos PCB de maneira sustentável, a fim de estar em conformidade, dentro do prazo estabelecido, com as exigências da Convenção de Estocolmo para a gestão de PCB, e minimizar o risco de exposição à PCB da população e do meio-ambiente. Como delineado na Convenção de Estocolmo, será dada prioridade a materiais com maior concentração de PCB e locais vulneráveis.
O projeto completa o terceiro ano de implementação tendo alcançado metas importantes, tais como, o estabelecimento de marco regulatório específico para PCB, o desenvolvimento de Plano Nacional de Gestão de PCB e Sistemas de Disposição, a elaboração de Guia de Inventário a ser utilizado pelas empresas detentoras de PCB e informações sobre co-financiamento fornecidas pelos parceiros do projeto. Além disso, foram realizadas várias oficinas que possibilitaram a interlocução dos diferentes atores envolvidos, tanto do setor público como privado, tendo propiciado contribuições significativas para inúmeras atividades desenvolvidas.
O projeto se alinha às prioridades estratégicas para a área focal GEF-4 POPS e engloba os seguintes componentes:
• Resultado 1 – Fortalecimento da estrutura de procedimentos legais, administrativos e normatizados para gerenciar e dispor PCB;
• Resultado 2 – Gestão de óleos PCB e resíduos contaminados por PCB de modo a minimizar a exposição humana e ambiental à PCB;
• Resultado 3 – Disposição ambientalmente saudável de PCBs identificadas por meio de projetos demonstrativos em áreas-piloto.

Resultados relacionados ao documento de projeto
Gestão e Monitoramento do Projeto elaborados e implementados.

Duties and Responsibilities

-Elaborar os TORs necessários para contratações de pessoa física e jurídica do projeto.
-Supervisionar tecnicamente os contratos e produtos a serem gerados no âmbito do projeto e suas contratações.
-Preparar e consolidar, em consulta com as partes competentes, a proposta de execução do projeto nas áreas-piloto, através de entidades parceiras e contratações necessárias, tendo em vista aspectos legais e normas vigentes para a cooperação internacional no Brasil.
-Orientar tecnicamente a Coordenação Técnica das áreas-piloto.
-Elaborar e revisar, em consulta com as partes competentes, sob a aprovação da unidade de gestão do MMA e PNUD, o Plano Operativo Anual (POA) para a execução de todo o projeto, bem como relatórios anuais de implementação (PIR) para o Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF).
-Articular e supervisionar a execução do projeto de forma a promover sua implementação de forma coordenada entre a Coordenação Nacional, a unidade de gestão do MMA, o PNUD e os co-financiadores.
-Assegurar a compatibilidade entre os diversos elementos e atividades fornecidos ou financiados por outras organizações doadoras e a implementação do projeto, mantendo atualizadas as informações sobre o co-financiamento. 
- Elaborar, sob a aprovação da unidade de gestão e PNUD, os relatórios executivos e gerenciais do projeto, relatórios de progresso a serem apresentados ao doador e ao Comitê Diretor do Projeto, bem como aos co-financiadores. 
- Consolidar os relatórios técnicos bianuais a serem preparados em cada área-piloto; 
- Realizar visitas técnicas de supervisão a cada área-piloto; 
- Manter contatos com instituições nacionais e internacionais a pedido da Coordenação do projeto e, inclusive, participar de encontros, seminários, workshops e outros eventos, por sua solicitação.
-Outras tarefas que se fizerem necessárias para assegurar a qualidade técnica dos resultados esperados do projeto.

Resultados esperados

Gestão geral e coordenação técnica das atividades do Projeto, de forma a possibilitar que todas as atividades a serem implementadas estejam em conformidade com o documento do projeto, que os produtos a serem gerados no âmbito deste tenham alta qualidade técnica, bem como sejam divulgados nacional e internacionalmente, e que os resultados do projeto sejam alcançados.

Competencies

- Habilidade para manter informações e bases de dados
-Habilidade para analisar dados, identificar e ajustar as discrepâncias
-Capacidade de elaborar relatórios de acompanhamento
-Habilidade para identificar problemas, manejar e gerir conflitos, bem como propor soluções
-Habilidade para coletar dados e implementar sistemas de gestão 
- Habilidade para utilizar informações / dados / outros sistemas de gestão 
- Habilidade para reunir e divulgar informações sobre prestação de contas e sistemas de gestão baseada em resultados
-Habilidade para elaborar relatórios para clientes internos e externos adequadamente
-Capacidade de organizar e priorizar agenda de trabalho para atender às necessidades e os prazos

Required Skills and Experience

Orientamos que todas as atividades, experiências e qualificações acadêmicas sejam descritas detalhadamente ao longo do preenchimento do formulário de candidatura: Personal History Form- PHF/P11 (baixe o documento neste link) http://www.pnud.org.br/arquivos/p11.doc  

Apenas as candidaturas preenchidas e submetidas através do formulário serão consideradas para análise.

Requisitos Obrigatórios
• Educação: Formação superior em Química ou Engenharia Química ou Engenharia Ambiental.
• Experiência profissional mínima de 5 anos em projetos na área de gestão ambiental ou de gestão de produtos/resíduos químicos.
• Fluência em Português e Conhecimento de Língua Inglesa - Working knowledge

Requisitos Desejáveis
• Especialização, Mestrado ou Doutorado na área de Química, Engenharia Química e Engenharia Ambiental.
• Experiência em elaboração e/ou implementação e/ou monitoramento de projetos de cooperação bilaterais ou multilaterais.

Importante:

• Ter nacionalidade brasileira ou outras legalmente autorizadas a trabalhar no Brasil;
• PNUD dá oportunidades iguais a todos os candidatos e incentiva particularmente afro-brasileiros e mulheres a se candidatarem.

 ATENÇÃO !! SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS:

Clique em "Apply Now" e, após preencher os campos e clicar em "Submit Application", você deverá anexar o formulário UNDP Personal History Form - P11 na página seguinte.
Este formulário encontra-se disponível no final da página:
http://www.pnud.org.br/arquivos/p11.doc  


Apenas candidaturas submetidas dentro do prazo e realizadas por meio do preenchimento completo e correto do UNDP Personal History Form - P11, serão examinadas. Todas as candidaturas serão tratadas com sigilo.

O PNUD está empenhado em garantir a diversidade da força de trabalho em termos de nacionalidade, gênero e cultura. Os indivíduos pertencentes a grupos minoritários, grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente incentivados a se candidatar.