Background

No âmbito do Projeto “Gerenciamento e uso de informações para ampliar a capacidade brasileira em conservar e utilizar a biodiversidade”, executado pela Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – SEPED/MCTI, em parceira com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, o objetivo deste termo de referência é contratar um Coordenador de Comunicação Especialista em Biodiversidade, que fará parte da equipe do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), responsável pelo planejamento, desenvolvimento e manutenção do SiBBr. O contrato inicial terá a duração de 01 ano (12 meses), com possibilidade de prorrogação.

A contratação do Coordenador de Comunicação Especialista em Biodiversidade tem a finalidade de viabilizar os processos de comunicação, divulgação e marketing do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira -  SiBBr, contribuindo diretamente para que as informações sobre a biodiversidade brasileira estejam integradas ao SiBBr, organizadas, qualificadas e disponíveis para os usuários de forma amigável – resultados 1 e 2 do Projeto.

Duties and Responsibilities

O profissional a ser contratado deve demonstrar conhecimento das políticas e dos temas relevantes para a conservação e uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros, incluindo seus componentes, funcionamento, valores e principais ameaças. Também deve demonstrar conhecimento sobre as principais instituições responsáveis pela geração de dados e que detenham competência na gestão ambiental. Adicionalmente deve demonstrar compreensão das temáticas contidas nas principais convenções internacionais das quais o Brasil é signatário, tais como a CDB, Convensão de Ramsar, Convenção sobre Mudança do Clima, etc.

Todas as atividades a serem desenvolvidas no âmbito do presente termo de referência terão impacto direto na divulgação do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr, que está sendo desenvolvido no âmbito do projeto “Gerenciamento e uso de informações para ampliar a capacidade brasileira em conservar e utilizar a biodiversidade”:

• Liderar e desenvolver a estratégia de comunicação e divulgação do SiBBr, incluindo a identificação do público alvo, posicionamento da marca, temáticas e linguagem sugerida.

• Liderar a identificação, desenho e gestão de produtos e serviços do SiBBr para a divulgação de informação sobre a biodiversidade brasileira, no âmbito nacional e internacional, com a participação ativa dos membros da equipe SiBBr.

• Participar ativamente na busca de novas tecnologias, meio e formas de acesso, visualização e representação dos dados e informações sobre a biodiversidade publicados por meio do Portal de internet do SiBBr.

• Liderar a caracterização de audiências, públicos e usuários do Portal Institucional do SiBBr e fases de desenvolvimento e atualização do portal, incluindo produtos ou serviços on-line (com base em dados e documentos publicados por meio SiBBr) respondendo estrategicamente às necessidades das audiências públicas priorizadas pelas instâncias de governança do SiBBr.

• Liderar as tarefas de redação e produção de conteúdo e notícias no Portal Institucional, assim como a promoção e divulgação de notícias e eventos nas redes sociais e produtos escritos do SiBBr.

• Desenvolver e implementar um plano para avaliar sistematicamente os produtos e serviços de informação do SIBBr, que contemple seu impacto no público identificado.

• Assessorar a direção, coordenação e demais equipes do SiBBr na geração de documentos e guias sobre o SiBBr e seus processos.

• Representar o SiBBr em eventos e entidades que envolvam produtos e serviços de informação sobre biodiversidade.

• Quaisquer outras funções relacionadas direta ou indiretamente com o projeto serão ordenadas pelo supervisor imediato ou pela coordenação do projeto.

Os resultados dos serviços prestados por este profissional serão relativos à implementação do componente de comunicação do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr. A implementação deste componente facilitará a promoção e uso de informações e dados publicados por meio do SiBBr, tendo um impacto direto sobre o aumento do uso em processos de tomada de decisões e conservação da biodiversidade do Brasil.

O profissional atuará não somente na difusão da informação, mas também deverá ser capaz de apresentar estratégias para a divulgação de temas e valores que possam influenciar a sociedade no estabelecimento de novas práticas e atitudes diante das pressões crescentes à biodiversidade.

Ao longo da duração do contrato de trabalho, as seguintes atividades deverão ser executadas:

  • Trabalhar na sede do SiBBr – Brasília/DF;

  • Executar as atividades em conformidade com as definições da coordenação;

  • Comunicar permanente com a equipe do projeto, MCTI e PNUMA;

  • Participar em reuniões presenciais ou teleconferências com os envolvidos;

  • Ter disponibilidade para viagens.

O profissional a ser contratado trabalhará como membro da equipe coordenadora do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr, no seu componente de comunicação e estará sob a supervisão da coordenação do SiBBr.

Competencies

Desenvolvimento e eficácia operacional

- Boas habilidades de relacionamento interpessoal, tais como iniciativa, responsabilidade, trabalho em equipe, flexibilidade e capacidade de trabalhar sob pressão

- Capacidade de estabelecer e manter relações de trabalho em uma organização multicultural

- Capacidade de fornecer um apoio eficaz em relação ao trabalho realizado pelos colegas

- Capacidade de liderar o planejamento estratégico, gestão e elaboração de relatórios com base nos resultados

- Concentrar-se no impacto e resultado para o cliente e responder positivamente aos comentários

- Sempre abordar o trabalho com energia e uma atitude positiva, construtiva

- Permanecer calmo, em controle e bem-humorado, mesmo sob pressão

- Demonstrar abertura a mudança e capacidade de gerenciar complexidades

Competências funcionais

- Gestão de dados

- Gerenciamento de documentos, correspondência e relatórios

- Gerenciamento de informações e fluxo de trabalho

- Planejamento, organização e multi-tarefas

- Conhecimento do trabalho / perícia técnica

- Gerenciar uma variedade de iniciativas, projetos e partes interessadas em simultâneo, sem perder prazos, momentos-chave e oportunidades

- Excelente capacidade de gestão e organização de campanhas e eventos, cumprimento de prazos, muitas vezes avisados com pouca antecedencia

Gestão do conhecimento e comunicações

- Demonstrar excelentes habilidades de comunicação oral e escrita em Inglês e Português

- Forte capacidade analítica e compreensão de análise de dados e de investigação

- Fortes habilidades de comunicação oral e escrita: capacidade de elaborar de forma clara e concisa as idéias e conceitos em forma escrita e oral

- Partilha de Conhecimento e Aprendizagem Contínua

Competências Corporativas

- Demonstrar integridade com os modelos de valores das Nações Unidas e normas éticas

- Mostrar sensibilidade e adaptabilidade a seguintes questões: cultural, gênero, religião, raça, nacionalidade, orientação sexual e idade

- Trata todas as pessoas de forma justa, sem favoritismo

Required Skills and Experience

Formação Educacional

Graduação: Biologia ou áreas afins  de Ciências Humanas e/ou Ciências Sociais.

Desejável Pós-graduação em jornalismo científico.

Experiência Necessária:

Mínimo de cinco (5) anos no desenvolvimento de produtos de divulgação científica relacionados à biodiversidade e ecossistemas brasileiros (escrita e edição de documentos, artigos e produtos digitais).

Publicação de pelo menos um artigo de divulgação científica, relativo ao tema da biodiversidade.

O candidato deverá ter habilidades no uso de tecnologia da informação e excelente conhecimento das ferramentas de gerenciamento do Microsoft Office.

Experiência Desejável:

Conhecimento de gerenciamento de redes sociais (Twitter, Facebook, etc.). Excelente expressão, escrita e produção de textos (excelente ortografia).

Conhecimento e compreensão de teorias, conceitos e abordagens relevantes para a área de trabalho; habilidades analíticas e de resolução de problemas; capacidade de aplicar julgamento no ambiente de trabalho; capacidade para planejar o próprio trabalho e gerir prioridades conflitantes.

Boa capacidade de comunicação verbal e escrita, comunicação assertiva, incluindo a capacidade de elaborar ou editar textos escritos, documentos, relatórios e articular idéias em um estilo claro e conciso.

Requisitos de Idiomas:

Fluência em Português.

Conhecimento intermediário do idioma Inglês.

Importante:

·Ter nacionalidade brasileira ou estar legalmente autorizado a trabalhar no Brasil.

·Apresentação das candidaturas:

Clique em "Apply now". Após o preenchimento dos campos e clicar em "Submit application", você deve anexar na página seguinte (upload resume) o UNDP Personal History Form - P11 (ao invés do seu CV). O formulário de P11 pode ser encontrado em: http://www.pnud.org.br/arquivos/p11.doc

Apenas as candidaturas submetidas por meio do formulário Personal History Form - P11 e apresentadas dentro do prazo no Sistema UNDP Jobs serão examinadas. Todas as candidaturas serão tratadas com a maior confidencialidade. Apenas os candidatos pré-selecionados serão contatados.