Background

O objetivo do Projeto Bem Diverso (BRA/14/G33), uma parceria entre PNUD e Embrapa com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF) é contribuir para que a biodiversidade das paisagens florestais brasileiras de uso múltiplo e de alto valor de conservação seja conservada através de um arcabouço de manejo que promova o uso sustentável dos produtos florestais não-madeireiros (PFNM) e de sistemas agroflorestais (SAF). O projeto tem apoiado o objetivo do Brasil em promover a conservação e utilização sustentável da biodiversidade, enquanto visa reduzir a pobreza e aumentar a resiliência em áreas rurais, objetivos afirmados em políticas e programas públicos. O projeto tem promovido a conservação da biodiversidade em paisagens florestais relevantes em 6 Territórios da Cidadania (TCs) na Amazônia: Alto Acre e Capixaba (Acre) e Marajó (Pará e Amapá), Caatinga: Sobral (Ceará) e Sertão do São Francisco (Bahia), e Cerrado: Médio Mearim (Maranhão) e Alto Rio Pardo (Minas Gerais), conhecidos pela sua importância e excepcional biodiversidade, mas que se encontra atualmente sob a ameaça devido o aumento da pressão de uso da terra nas paisagens de produção.

O foco principal do Projeto é a promoção de práticas sustentáveis de uso da terra e dos recursos naturais junto aos agricultores familiares e agroextrativistas. Isto será alcançado através de ações voltadas a dois resultados principais:

1) Arcabouço de governança e capacitação para disseminação de melhores práticas para o manejo sustentável, produção e mercado de produtos da sociobiodiversidade e de Sistemas Agroflorestais (SAF);

2) Arcabouços financeiro e de mercado visando aumentar a produção de Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNM) e Sistemas Agroflorestais (SAF) em paisagens florestais de alto valor para a conservação.

Ao remover os riscos e incertezas atuais, o projeto contribui para o incremento da produção sustentável de PFNM e SAF ao mesmo tempo em que reforçará os direitos e papéis das comunidades no manejo sustentável da biodiversidade, assegurando seus modos de vida. A expansão e integração da produção de SAF e PFNM propiciarão formas de uso da terra ambientalmente mais amigáveis à biodiversidade em um mosaico, ao nível de paisagens, aumentando a conectividade de fragmentos florestais e contribuindo para manter os serviços ecossistêmicos.

Espera-se, que ao final do projeto, se tenha gerado subsídios às políticas públicas de uso sustentável e conservação da biodiversidade e promovido o desenvolvimento em bases sustentáveis nos Territórios da Cidadania donde atuará o projeto.

Duties and Responsibilities

O(a) Analista de Projeto - Geoprocessamento será responsável por brindar apoio técnico no mapeamento da ocorrência e distribuição de espécies de plantas nativas de interesse agroextrativista e das variáveis ambientais determinantes dessa ocorrência e de sua distribuição em cada Território da Cidadania (TC) para determinar o potencial produtivo das espécies alvo e subsidiar políticas públicas.

O(a) profissional trabalhará sob a orientação e supervisão do Coordenador Técnico Nacional do projeto e deverá se reportar ao Gerente Projetos a fim de garantir harmonia entre as ações técnicas, administrativas e operacionais do mesmo.

Este é um projeto de execução direta que será implementado e executado pelo PNUD e coordenado tecnicamente pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen).

Como resultado, espera-se que este posto venha a contribuir definitivamente para o êxito na implementação das atividades previstas neste projeto.

 

Atividades

O(a) Analista de Projeto - Geoprocessamento será responsável pela realização de análises de dados com linguagens de programação, estatística e geoprocessamento, com enfoque nas áreas de atuação e espécies prioritárias do Projeto e de ações correlatas, em especial (mas não limitadas) às seguintes atividades:

 

1. Fornecer à Coordenação Geral do Projeto os insumos de georeferenciamento sobre a realização dos resultados e objetivos do Projeto;

2. Produzir os Mapas de adequabilidade de ocorrência das espécies prioritárias:

    2.1. Levantamento de informações de ocorrência das espécies em sites (Specieslink, GBIF, trabalhos científicos publicados e registros de campo).

    2.2. Download, processamento e padronização de rasters das variáveis bioclimáticas e topográficas;

    2.3. Processamento dos modelos de adequabilidade de ocorrência das espécies e confecção do modelo consenso;

    2.4. Confecção do relatório em meio digital.

 

3. Produzir o Mapa de Áreas de Preservação Permanente no Território da Cidadania Alto Rio Pardo e descrição das bases de dados cartográficas necessárias para elaboração do Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras no Território da Cidadania Alto Rio Pardo. O banco de dados deverá ser organizado e disponibilizado:

    3.1. Download das bases dos modelos digitais de elevação e pré-processamento das imagens;

    3.2. Processamento e obtenção de classes de declividade, buffer em relação aos cursos hídricos, e identificação das áreas de preservação permanentes caracterizadas como topo de morro.

    3.3. Identificação das áreas de preservação permanente com alteração do uso do solo para silvicultura e outras culturas.

    3.4. Confecção do relatório em meio digital.

 

4. Cursos de capacitação relacionados a sistema de informações geográficas e elaboração de mapas temáticos para os atores locais e parceiros atuantes no Projeto Bem Diverso:

    4.1. Pesquisa participativa das demandas de curso dos atores locais e parceiros do Projeto Bem Diverso.

    4.2. Elaboração do conteúdo programático e ementa dos cursos.

    4.3. Realização do curso teórico e prático adaptado as demandas locais.

    4.4. Confecção do relatório com lista de presença anexada.

 

5. Prestar assistência à Unidade de Gestão do Projeto na Embrapa e no PNUD (UGP) na análise e eventual revisão de indicadores e metas do documento de projeto;

6. Realizar visitas técnicas a fim monitoramento para o banco de dados cartográficos;

7. Dar subsídios técnicos para a elaboração de Termos de Referência de consultorias de pessoa física e jurídica;

8. Propor ações integradas na área de geoprocessamento entre os 06 Comitês Técnicos (Marajó, Alto Acre e Capixaba, Médio Mearim, Alto Rio Pardo, Sertão São Francisco e Sobral);

9. Elaborar apresentações sobre o desenvolvimento do projeto e quando solicitado apresentá-las ao público em questão;

10. Realizar outras obrigações que contribuam para o funcionamento eficiente do Projeto;

11. Manter contatos com instituições nacionais e internacionais na área de geoprocessamento, inclusive, participando de encontros, seminários, workshops e outros eventos, conforme solicitação da Coordenação Técnica do Projeto.

Competencies

Competências Corporativas:

  • Demonstrar integridade perante aos modelos e valores éticos da ONU;
  • Promover a visão, missão e objetivos estratégicos do PNUD;
  • Dispor da sensibilidade e adaptabilidade aos valores e diferenças culturais, de gênero, religião, raça, nacionalidade e idade; e
  • Tratar a todos de forma justa e sem favoritismo.

 

Competências Funcionais:

Gerência do Conhecimento e da Aprendizagem

  • Promover a gerência do conhecimento no PNUD, a cultura do aprendizado e o bom ambiente no escritório por meio da liderança e de exemplo pessoal;
  • Conhecimento em assuntos de desenvolvimento, planejamento e interdisciplinaridade;
  • Trabalhar continuamente e ativamente para o desenvolvimento do conhecimento pessoal em uma ou mais áreas práticas, agir neste plano de aprendizagem e aplicar os novos conhecimentos adquiridos; e
  • Buscar e aplicar o conhecimento, informação e as melhores práticas dentro e fora do PNUD.

 

Efetividade de Desenvolvimento e Operacional

  • Experiência em colaboração e gestão do conhecimento;
  • Habilidade em organizar coordenar o planejamento para resultados orientados, monitoramento e avaliações
  • Habilidade em desenvolver análises e conteúdo de qualidade, com a capacidade de adaptá-lo a diferentes públicos;
  • Bom conhecimento em assuntos de desenvolvimento, particularmente aqueles pertinentes ao PNUD;
  • Habilidade de trabalhar de forma independente;
  • Habilidade de negociação e networking;
  • Bons conhecimentos sobre técnicas de avaliação, incluindo as dimensões metodológicas e operacionais, e habilidade de conectar assuntos em diferente nível: corporativo e nacional;
  • Habilidade em coordenar a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de projetos e programas de desenvolvimento;
  • Bom conhecimento nas Guias do PNUD sobre Gerência de Resultados;
  • Boas habilidades conceituais, analíticas e de comunicação;
  • Habilidade na promoção na disseminação do uso de Sistemas Agroflorestais e/ou Produtos Florestais Não-Madeireiros; e
  • Habilidade na promoção do desenvolvimento de capacidades de agricultores e populações tradicionais.

 

Gerência e Liderança

  • Construir fortes relações com os parceiros e atores internos e externos, focando no impacto e resultado para o projeto e nas respostas positivas a avaliações críticas;
  • Abordagens consistentes de trabalho com energia e positividade, além de atitudes construtivas;
  • Demonstrar abertura para mudanças e habilidade para gerenciar complexidades; e
  • Demonstrar capacidade de trabalho em equipe, habilidade em resolução de conflitos e capacidade para repassar conhecimentos.

Required Skills and Experience

Escolaridade: 

Requisitos Obrigatórios:

  • Graduação e Pós-graduação (Lato-Sensu ou Stricto Sensu)* em Ciências Florestais, ou em áreas correlatas;

*Ou 4 anos adicionais de experiência relevante ao posto para além do mínimo exigido.

Experiência:

Requisitos Obrigatórios:

  • Mínimo de 4 anos de experiência em geoprocessamento aplicado a Ciências Florestais.
  • Experiência com projetos na área de meio ambiente;
  • Excelentes habilidades e experiência com ARCGIS, QGIS, ERDAS IMAGINE, ENVI ou softwares similares para geoprocessamento;
  • Experiência em modelagem de nichos ecológicos de espécies em R.

Requisitos Desejáveis:

  • Experiência em projetos que envolvam agricultores familiares ou populações de tradicionais;
  • Experiência em classificação e interpretação de imagens de satélite;
  • Experiência em processamento de modelos digitais de elevação.

Idiomas:

  • Proficiência em Português. 

Importante:

Podem se candidatar ao processo pessoas de nacionalidade brasileira ou outros legalmente autorizados a trabalhar no Brasil.

Para este cargo, o candidato deve ter inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Para os candidatos que moram em cidades diferentes da duty station (Brasília-DF), o PNUD não dará subsídios para custear eventuais deslocamentos em caso de aprovação.

Candidaturas:

Para terem candidaturas válidas a este processo, os candidatos deverão submeter o formulário P11 do PNUD devidamente preenchido;

Apenas as candidaturas cadastradas no site do PNUD (www.pnud.org.br), no link “Oportunidades” - “APPLY NOW”, tendo o formulário P11 do PNUD devidamente preenchido e enviado dentro do prazo, serão examinadas.

O formulário P11 deve ser inserido no campo "UPLOAD CV'.

Não serão emitidos recibos individuais de confirmação da candidatura devido ao volume de candidaturas.

O PNUD está empenhado em garantir a diversidade da força de trabalho em termos de nacionalidade, gênero, raça e cultura. Os indivíduos pertencentes a grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente incentivados a se candidatar. Todas as candidaturas serão tratadas com sigilo.

Devido ao grande volume de candidaturas recebidas, apenas os candidatos pré-selecionados serão contatados.