Background

PARA VALIDAR SUA CANDIDATURA PREENCHA O FORMULÁRIO P11, E ENVIE ATRAVÉS DO ÍCONE "UPLOAD CV".

O Governo brasileiro tem buscado contribuir para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano de países dos continentes americano, africano e asiático. Para tanto, tem celebrado, desde 1970, acordos de cooperação que permitem o compartilhamento de conhecimentos técnicos adquiridos durante o processo de desenvolvimento tecnológico e institucional do Brasil.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) é a Unidade Administrativa do Ministério das Relações Exteriores à qual estão afetas as atividades de planejamento, negociação, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de projetos e programas da cooperação técnica brasileira.

Em 2016, o escritório do PNUD Brasil e com a co-coordenação da ABC assinou o Projeto BRA/16/004 – Apoio à Formação Técnica e Profissional no Haiti com o Governo do Haiti, representado pelo Ministério da Educação Profissional e de Formação Profissional do Haiti e a Coordenação da ONU no Haiti, e com apoio técnico do SENAI com o objetivo de Estabelecimento de um Centro de Formação Profissional e Fortalecimento Institucional.

O projeto também visa contribuir para a expansão do ensino técnico, ocupacional e profissional, geração de empregos e promoção social e cujos resultados esperados incluem:

1.            três centros de formação profissional, conforme revisão do plano de trabalho solicitada pelo governo haitiano;

2.            um programa de fortalecimento de instituições de longo prazo para a INFP, focado em desenvolver sua capacidade de cumprir seu mandato institucional de promover a educação técnica e ocupacional no Haiti; e

3.            programas de formação oferecidos à população em geral em ocupações com um elevado potencial de empregabilidade ou de trabalho por conta própria.

O projeto também promoverá o intercâmbio de boas práticas em educação entre o Brasil e o Haiti.

Este projeto no âmbito da Cooperação Sul-Sul, tem por objetivo contribuir para os esforços de reconstrução nacional, recuperação econômica e desenvolvimento social do Haiti. Trata-se de iniciativa de caráter estruturante, que mobiliza grande volume de recursos humanos e financeiros. Dessa forma é necessária a contratação de serviços consultoria de profissional habilitado em negociação, elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos de cooperação técnica prestada pelo Brasil.

Duties and Responsibilities

Apoiar a concepção, programação, elaboração e execução de projetos e atividades de Cooperação Técnica Internacional, com foco na modalidade Sul-Sul, para atuação neste projeto e em outros casos necessários.

a) Prover subsídios técnicos durante a implementação do projeto BRA/16/004;

b) Apoiar a execução do projeto do Centro de Formação Profissional Brasil-Haiti com relatórios das missões, apoio a realização das missões, agenda das missões, monitoramento de toda a execução do projeto, acompanhamento da execução financeira e orçamentária, apoio à execução física “in loco” do projeto quando solicitado, preparação de relatórios sobre a execução orçamentária, financeira e física do projeto, e monitoramento do alcance das metas e dos resultados do projeto planejados e realizados;

c) Propor soluções durante a implementação do projeto BRA/16/004, quando impasses/obstáculos surgirem;

d) Apoiar a ABC na disseminação e comunicação dos resultados obtidos pelo projeto BRA/16/004; e

e) Manter registros de toda a execução do projeto BRA/16/004.

Competencies

Competências funcionais:

Desenvolvimento e Eficácia Operacional

  • Habilidade para manter informações e bases de dados, com desejável conhecimento de Excel;
  • Analisar informações gerais e selecionar os materiais;
  • Habilidade para analisar dados, identificar e ajustar as discrepâncias;
  • Capacidade analítica de resolução de problemas e análise de números;
  • Capacidade de interpretar relatórios financeiros e orçamentários;
  • Capacidade de produzir registros precisos e bem documentados em conformidade com o padrão exigido; e
  • Habilidade para lidar com um grande volume de trabalho possivelmente sob restrições de tempo.

Gestão de conhecimento e aprendizagem

  • Habilidade em compartilhar conhecimento e experiência;
  • Capacidade de trabalhar ativamente para promover continuidade na aprendizagem pessoal e na aplicação de habilidades recém-adquiridas;
  • Habilidade e conhecimentos fundamentais de processos, métodos e procedimentos;
  • Compreender os principais processos e métodos de trabalho, políticas e procedimentos organizacionais relativos à posição e aplica-los de forma consistente com as tarefas de trabalho;
  • Demonstrar bom conhecimento de tecnologia da informação e aplicá-lo no trabalho;
  • Promover a aprendizagem organizacional e o compartilhamento de conhecimentos;
  • Promoção de mudanças e desenvolvimento organizacional
  •  Habilidade de apresentar informações sobre as melhores práticas de mudança organizacional;
  • Habilidade para identificar problemas, manejar e gerir conflitos, bem como propor soluções.

Liderança e Auto- Gestão

  • Demonstrar autodesenvolvimento e a tomada de iniciativa;
  • Capacidade de atuar como integrante de uma equipe e facilitador do trabalho em equipe e incentivar a comunicação eficaz;
  • Criar ambiente sinergético através da autocontrole;
  • Habilidade para coletar dados e implementar sistemas de gestão;
  • Habilidade para utilizar informações / dados / outros sistemas de gestão;
  • Habilidade para reunir e divulgar informações sobre prestação de contas e sistemas de gestão baseada em resultados;
  • Habilidade para elaborar relatórios para clientes internos e externos adequadamente;
  • Capacidade de organizar e priorizar agenda de trabalho para atender às necessidades e os prazos.

Competências Corporativas:

  • Demonstrar comprometimento com a missão, visão e valores do PNUD; e
  • Demonstrar sensibilidade e capacidade de trabalhar com diversidade cultural, de gênero, religiosa, raça ou nacionalidade.

Required Skills and Experience

Educação:

  • Nível superior completo.
  • Pós-graduação Latu Senso ou Stricto Senso;
  • Desejável especialização na área de projetos.

Experiência:

  • Experiência mínima de 6 anos, comprovada em currículo, na identificação, elaboração, execução e monitoramento de projetos de cooperação técnica, preferencialmente voltados para a cooperação prestada a países em desenvolvimento, podendo ser considerada também experiência em projetos junto às Agências do Sistema Nações Unidas e à cooperação recebida pelo Brasil do exterior.
  • No caso de o candidato não comprovar Pós-graduação Latu Senso ou Stricto Senso, o mesmo deverá comprovar mais 3 anos de experiência na identificação, elaboração, execução e monitoramento de projetos de cooperação técnica, nas áreas do item imediatamente acima.

Idioma: 

  • Fluência oral e escrita em português e inglês será obrigatória;
  • Fluência em francês e/ou em espanhol poderá ser considerada uma vantagem.

PARA VALIDAR SUA CANDIDATURA PREENCHA O FORMULÁRIO P11, E ENVIE ATRAVÉS DO ÍCONE "UPLOAD CV".

Importante:

Podem se candidatar ao processo pessoas de nacionalidade brasileira ou outros legalmente autorizados a trabalhar no Brasil.

Para este cargo, o candidato deve ter inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Para os candidatos que moram em cidades diferentes da duty station (Brasília-DF), o PNUD não dará subsídios para custear eventuais deslocamentos em caso de aprovação.

Candidaturas:

Para terem candidaturas válidas a este processo, os candidatos deverão submeter o formulário P11 do PNUD devidamente preenchido;

Apenas as candidaturas cadastradas no site do PNUD (www.pnud.org.br), no link “Oportunidades” - “APPLY NOW”, tendo o formulário P11 do PNUD devidamente preenchido e enviado dentro do prazo, serão examinadas.

Não serão emitidos recibos individuais de confirmação da candidatura devido ao volume de candidaturas.

O PNUD está empenhado em garantir a diversidade da força de trabalho em termos de nacionalidade, gênero, raça e cultura. Os indivíduos pertencentes a grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente incentivados a se candidatar. Todas as candidaturas serão tratadas com sigilo.

Devido ao grande volume de candidaturas recebidas, apenas os candidatos pré-selecionados serão contatados