Antecedentes

NÚMERO E TÍTULO DO PROJETO: BRA/08/002 -Gestão das Reservas Extrativistas federais na Amazônia Brasileira
               
As Reservas Extrativistas – RESEX e Reservas de Desenvolvimento Sustentável – RDS são Unidades de Conservação genuinamente brasileiras e, dentre as demais categorias previstas no Sistema Brasileiro de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), apresentam uma série de particularidades e diferenciais. Como características gerais, estas duas categorias representam áreas de domínio público com uso concedido a populações tradicionais/extrativistas, geridas por um Conselho Deliberativo e que permitem o uso sustentável dos recursos naturais e a implementação de estruturas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
 
Para ajudar a superar estes desafios o Governo do Reino da Noruega estabeleceu um Acordo de Cooperação com o PNUD e o Governo Brasileiro, o Projeto BRA/08/002 “Gestão de Reservas Extrativistas Federais na Amazônia Brasileira” que trabalha a partir de quatro eixos temáticos:
i. ordenamento e regularização fundiária;
ii. gestão participativa e fortalecimento institucional das organizações locais;
iii. planos de manejo e fomento à produção sustentável e;
iv. acompanhamento, monitoramento e divulgação do projeto.
 
 
A presente consultoria tem como objetivo Assessorar Tecnicamente o PNUD e o ICMBio no Monitoramento e Gestão do Projeto BRA/08/002.

Deberes y responsabilidades

O (a) Assessor (a) Técnico (a) deverá propor ferramentas de gestão e monitoramento do projeto, vistas a instrumentalizar os Oficiais de programa do PNUD e Direção do projeto no monitoramento e gestão do projeto.
 
ATIVIDADES ESPECÍFICAS
  • Analisar os fluxos e processos do projeto para apoiar a gestão da informação;
  • Propor mecanismos de gestão da informação e otimização dos processos;
  • Analisar e revisar indicadores e metas do projeto;
  • Analisar e propor estratégias de melhoria da gestão, monitoramento e avaliação das atividades do projeto;
  • Coordenar o planejamento estratégico e gestão baseada em resultados junto da equipe do projeto e do PNUD;
  • Coordenar reuniões e oficinas de planejamento e monitoramento;
  • Propor soluções e demonstrar habilidades de resolução e mediação de conflitos;
  • Acompanhar e coordenar equipe técnica e especializada no andamento dos processos licitatórios, vista ao alcance das metas e resultados do projeto;
  • Propor e orientar mecanismos para otimizar o uso dos recursos do projeto;
  • Desenvolver instrumentos de avaliação para dar suporte à tomada de decisão do PNUD e da direção do projeto;
  • Propor ações integradas do BRA/08/002 a outros projetos vigentes da carteira de meio ambiente do PNUD;
  • Implementar ferramentas de avaliação no projeto;
  • Emitir relatórios técnicos específicos de acompanhamento e avaliação
 

Competencias

Organização, sistematização e análise de informação, capacidade analítica, relatoria, liderança de equipes, facilitação de processos, trabalhos participativos e com equipes multidisciplinares.

Habilidades y experiencia requeridas

Nível de Instrução: Curso superior completo.

Experiência Profissional: Três (3) anos em atividades compatíveis com a função, preferencialmente na execução de projetos de cooperação técnica internacional.

Conhecimentos Específicos: Gerenciamento baseado em resultados (Results Management Guide) e técnicas e instrumentos de gerenciamento de projetos. Conhecimento do idioma inglês (falado e escrito – working knowledge) e habilidades em TI. Desejável conhecimento e experiência no uso de sistema ERP (Enterprise Resource Planning) e MS Project.

Importante:

 

 

 

- Nacionalidade brasileira ou outras legalmente autorizadas a trabalhar no Brasil.
 
Procedimento para candidatura:
 
Clique em "Apply Now" e, após preencher os campos e clicar em  "Submit Application", você deverá anexar o formulário UNDP Personal History Form - P11 na página seguinte.
Este formulário encontra-se disponível no final da página: http://www.pnud.org.br/recrutamento/index.php. 
 
Apenas candidaturas submetidas dentro do prazo e realizadas por meio do preenchimento completo e correto do UNDP Personal History Form - P11, serão examinadas. Todas as candidaturas serão tratadas com sigilo.
 
O PNUD está empenhado em garantir a diversidade da força de trabalho em termos de nacionalidade, gênero e cultura. Os indivíduos pertencentes a grupos minoritários, grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente incentivados a se candidatar.

Devido ao grande volume de pedidos recebidos, a recepção das candidaturas não podem ser reconhecidos individualmente. Apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados.