Background

NÚMERO E TÍTULO DO PROJETO: BRA/07/G32- Conservação e Uso Sustentável Efetivos de Ecossistemas Manguezais no Brasil;

O projeto BRA/07/0G32 tem como objetivo fortalecer o quadro político e institucional relacionado a Áreas Protegidas (APs), em especial definido pelo SNUC, para a conservação e manejo sustentável de ecossistemas manguezais do Brasil. Para tal, o projeto visa a implementação de um conjunto de áreas-piloto demonstrativas a nível estadual, em mosaicos de Unidades de Conservação e APs, e por ações de capacitação multi-setoriais visando incrementar sua replicação para uma rede planejada de APs costeiras que abriguem manguezais.
Um conjunto significativo de benefícios será gerado decorrente da proteção efetiva dos manguezais, compreendendo proteção da linha de costa contra erosão, manutenção da qualidade da água nos ecossistemas marinhos adjacentes, e a manutenção da integridade de um ecossistema altamente produtivo, garantindo a subsistência de numerosas comunidades tradicionais e suas ricas culturas. Os benefícios relacionados à biodiversidade serão alcançados por meio da proteção dos ecossistemas manguezais em APs e mosaicos de Unidades de Conservação, com a implementação de ações do projeto em APs selecionadas, usando diferentes abordagens de manejo. As ações do projeto deverão igualmente visar ao fortalecimento do quadro político e institucional destinado à conservação e manejo da biodiversidade por meio de capacitação, dentre outras estratégias coordenadas. Uma parte significativa da biodiversidade associada a manguezais brasileiros a ser beneficiada é de importância mundial, incluindo espécies ameaçadas, endêmicas e raras.
A presente consultoria tem como objeto a contratação de Assessor Técnico Especializado para apoiar a implementação das atividades do projeto. 
 

 

Duties and Responsibilities

O (a) Assessor (a) Técnico (a) deve auxiliar os Oficiais de programa do PNUD e Direção do projeto na execução técnica das atividades do projeto, bem como a articulação de parcerias e arranjos de implementação.

ATIVIDADES ESPECÍFICAS
As atividades específicas são:

• Trabalhar em conjunto com o ICMBio e PNUD no planejamento estratégico e implementação técnica do projeto BRA/07/G32.
• Acompanhar e orientar tecnicamente as atividades relacionadas à execução de contratos de serviços, no âmbito do projeto.
• Elaborar os TORs necessários para contratações de pessoa física e jurídica do projeto.
• Supervisionar tecnicamente os contratos e produtos a serem gerados no âmbito do projeto e suas contratações.
• Apoiar a organização de workshops, seminários, missões e outros eventos, incluindo organização de viagens, assim como a preparação de relatórios e apresentações;
• Subsidiar a Coordenação da Unidade de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PNUD na tomada de decisões em relação ao projeto;
• Apoiar o PNUD em atividades de monitoramento, revisão e avaliação técnica e financeira, o desempenho do projeto e propor e implementar soluções a possíveis problemas quando necessário.
• Preparar relatórios de avaliação crítica do andamento das atividades, analisando os trabalhos previstos, executados, incluindo sugestões estratégicas para implementação de trabalhos pendentes e/ou futuros.
• Identificar e sumarizar as melhores práticas e lições aprendidas diretamente ligadas à área de atuação temática do projeto.
• Elaborar eventuais estudos e análises a partir de produtos ou resultados do projeto, conforme solicitação do PNUD.
• Promover articulação e integração das atividades do projeto à outros existentes nas instituições Implementadoras;

Competencies

Habilidades: Organização, sistematização e análise de informação, capacidade analítica, relatoria, liderança de equipes, facilitação de processos, trabalhos participativos e com equipes multidisciplinares.

Required Skills and Experience

Nível de Instrução:
Curso superior completo em ciências ambientais.
Pós-graduação em áreas afins ao objeto do TDR;

Experiência Profissional: Experiência comprovada de 5 anos na execução de projetos de gestão de recursos naturais (planejamento, uso e conservação).
Desejável trabalho em projetos na área de ecossistemas costeiros ou marinhos e/ou desenvolvimento comunitário.


Conhecimentos Específicos: Habilidade para trabalhar com diversos grupos de interesse, gestão de pessoas e de conflitos. Preferencialmente, com idioma inglês (falado e escrito – working knowledge) e habilidades em TI. Elaboração de termos de referência.

Importante:
- Nacionalidade brasileira ou outras legalmente autorizadas a trabalhar no Brasil.

Procedimento para candidatura:
 
Clique em "Apply Now" e, após preencher os campos e clicar em  "Submit Application", você deverá anexar o formulário UNDP Personal History Form - P11 na página seguinte.
Este formulário encontra-se disponível no final da página: http://www.pnud.org.br/recrutamento/index.php. 
 
Apenas candidaturas submetidas dentro do prazo e realizadas por meio do preenchimento completo e correto do UNDP Personal History Form - P11, serão examinadas. Todas as candidaturas serão tratadas com sigilo.
 
O PNUD está empenhado em garantir a diversidade da força de trabalho em termos de nacionalidade, gênero e cultura. Os indivíduos pertencentes a grupos minoritários, grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente incentivados a se candidatar.

Devido ao grande volume de pedidos recebidos, a recepção das candidaturas não podem ser reconhecidos individualmente. Apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados.