Consultor de Relações Institucionais


Location : Brasília, BRAZIL
Application Deadline :19-Oct-11 (Midnight New York, USA)
Type of Contract :Service Contract
Post Level :SB-4
Languages Required :

Background

O Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) são parceiros há mais de vinte anos na execução de projetos na modalidade Execução Nacional. A partir de 2007, foi iniciada uma nova modalidade de arranjo institucional por meio da assinatura de um Projeto de Contribuição Voluntária, no qual o PNUD é o agente responsável pela execução do projeto.

O Plano de Trabalho do referido Projeto do prevê em seu Componente 2 o fortalecimento institucional do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Este componente nasce do entendimento que o fortalecimento das capacidades institucionais é ponto determinante para enfrentamento dos desafios impulsionados pelo Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Assim, o projeto fará uso da governança democrática como um meio para apoiar a modernização da instituição visando o aperfeiçoamento do arcabouço legal, a responsabilização externa, a participação e os mecanismos de transparência, assim como a garantia da qualidade institucional em todas as áreas do Inep.

A partir da implementação deste Componente pretende-se formar um grupo de estrategistas para colaborar com o planejamento global da Instituição para dar suporte as avaliações, exames e estatísticas. Servirá também para impulsionar a execução do projeto BRA/04/049, assinado entre o Pnud e o Inep, que tem como principais resultados: ações estratégicas de apoio às pesquisas e estudos educacionais; inovação e renovação de produtos e Sistemas para Censos; fortalecimento ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; e o aprimoramento da Avaliação da Educação Básica.

Destacam-se as condições restritivas internas existentes que explicam a natureza dos resultados que se pretende atingir, tendo como atividade principal: Apoiar o fortalecimento do Inep a partir do aperfeiçoamento do arcabouço legal, da responsabilização externa, da participação e dos mecanismos de transparência, assim como da garantia da qualidade institucional em todas as áreas do Instituto e os três produtos finais esperados: Formação de um grupo de especialistas para proposição de ações de fortalecimento institucional do Inep; Definição de metodologias/práticas/estratégias de fortalecimento institucional do Inep; e Formulação de plano de aplicação das metodologias/práticas/estratégias concebidas para o fortalecimento institucional do Inep.

Importante destacar que debates internos serão promovidos para condução das ações dentro do Projeto. Evidentemente, os efeitos produzidos na construção de forças concretas contrapostas à ação restritiva têm por finalidade promover melhorias gerenciais, técnicas e operacionais na autarquia, tendo como eixo de atuação o fortalecimento dos exames e avaliações e demais áreas de interesse elencadas nas discussões internas.

A cooperação técnica a ser proporcionada pelo Pnud será concretizada mediante a mobilização de profissionais qualificados, o que envolve especialistas com formações diferenciadas, sendo previsto para este termo de referência apoio à estruturação de uma unidade voltada para as ações de relações institucionais, considerando a essencialidade deste trabalho para consolidação do papel do Inep como instituto de excelência nacional e internacional na produção de estatísticas, estudos e avaliações educacionais, conforme definido na oficina de reflexão estratégica.

A presente consultoria tem como objeto a realização de ações de relações institucionais, com destaque para a sistematização de processos organizacionais do INEP visando ao fortalecimento da autarquia.


Duties and Responsibilities

Desenvolver, sob orientação direta do Chefe de Gabinete do Inep e supervisão do PNUD, tarefas destinas a subsidiar a gestão de processos organizacional voltados ao fortalecimento das relações institucionais, com foco nas seguintes atividades principais:

1. Organizar, acompanhar e promover articulações institucionais do Inep, em conjunto com as Diretorias e demais unidades.

 2. Promover, em articulação com órgãos afins e instituições da sociedade civil, a estruturação de redes de apoio às ações do Inep.

3. Propor critérios para patrocínio ou participação do Inep em eventos externos.

4. Planejar e promover, em articulação com a Assessoria de Comunicação Social do Inep, eventos e relações públicas de interesse do Inep, para público interno e externo.

5. Organizar e controlar agenda de eventos e calendário de atividades desenvolvidas pelo Inep.

6. Promover verificações e elaborar relatórios gerenciais das ações de relações institucionais realizadas pelo Inep.


Competencies

Competências Corporativas:
Demonstrar integridade perante aos modelos e valores éticos da ONU;
Promover a visão, missão e objetivos estratégicos do PNUD;
Dispor da sensibilidade e adaptabilidade aos valores e diferenças culturais, de gênero, religião, raça, nacionalidade e idade; e
Tratar a todos de forma justa e sem favoritismo.

Competências Funcionais:
Gerenciar conhecimento e aprendizagem

Promover o compartilhamento e a gerência do conhecimento no PNUD;
Conhecer assuntos de desenvolvimento, planejamento e interdisciplinaridade;
Apresentar habilidade de advogar e prestar assessoria política;
Trabalhar continuamente e ativamente para o desenvolvimento do conhecimento pessoal.

Desenvolvimento e Eficácia Operacional
Capacidade de liderar o planejamento estratégico e gestão baseada em resultados;
Capacidade de liderar a formulação, execução, acompanhamento e avaliação dos programas e projetos de desenvolvimento e mobilizar recursos;
Capacidade de liderar a implementação de novos sistemas (área de negócios), que afetam a mudança pessoal e / ou comportamental de atitudes;

Gestão e Liderança
Focar no impacto e resultado para o cliente e responde positivamente aos comentários;
Liderar equipes de forma eficaz e demonstrar habilidades de resolução de conflitos;
Consistentemente, trabalhar com energia e atitude positiva e construtiva;
Demonstrar habilidades oral e escrita em comunicação;
Contruir relacionamentos fortes com os clientes e agentes externos;
Permanecer calmo(a), controlado e bem-humorado, mesmo sob pressão;
Demonstrar abertura à mudança e capacidade de gerenciar as complexidades.


Required Skills and Experience

OBRIGATÓRIAS:
• Licenciatura em qualquer área de formação e pós-graduação da área de gestão.
• Experiência profissional mínima de 5 (cinco) anos de atuação em atividades explícitas de articulação institucional no setor público.
• Domínio do idioma Português (Brasil)
• Domínio do idioma Inglês (working knowledge).


DESEJÁVEIS:
• Experiência na área de planejamento e gerenciamento de projetos.
• Experiência em planejamento e organização de eventos institucionais, nacionais e internacionais.
• Conhecimento sobre avaliação de políticas públicas.
• Pós-graduação na área de gestão.


Importante:
- Nacionalidade brasileira ou outros legalmente autorizados a trabalhar no Brasil;
- PNUD dá oportunidades iguais a todos os candidatos e incentiva particularmente afro-brasileiros e mulheres a se candidatarem.

Submissão de candidaturas:
Clique em "Apply Now". Após preencher os campos solicitados, clique em "Submit Application", você DEVERÁ anexar o formulário denominado UNDP Personal History Form - P11 na página seguinte que surgirá . Este formulário poderá ser encontrado em nosso site: http://www.pnud.org.br/recrutamento/P11_Personal_history_form.doc 

Apenas as candidaturas preenchidas e submetidas através do formulário serão consideradas para análise.
"UNDP is committed to achieving workforce diversity in terms of gender, nationality and culture. Individuals from minority groups, indigenous groups and persons with disabilities are equally encouraged to apply. All applications will be treated with the strictest confidence".


UNDP is committed to achieving workforce diversity in terms of gender, nationality and culture. Individuals from minority groups, indigenous groups and persons with disabilities are equally encouraged to apply. All applications will be treated with the strictest confidence.

UNDP does not tolerate sexual exploitation and abuse, any kind of harassment, including sexual harassment, and discrimination. All selected candidates will, therefore, undergo rigorous reference and background checks.


If you are experiencing difficulties with online job applications, please contact erecruit.helpdesk@undp.org.

© 2016 United Nations Development Programme