Background

De acordo com sua missão institucional, o PNUD promove o desenvolvimento centrado nas pessoas, estimulando e colaborando com os governos na tarefa da manutenção da governabilidade e na consolidação dos regimes democráticos, visando o Desenvolvimento Humano Sustentável.

A governabilidade democrática, econômica, social e ambiental requer instituições que sejam internamente mais eficazes e eficientes; que exista um sistema de relações entre os Poderes do Estado que respeite as autonomias necessárias e contribua para fortalecer os nexos de cooperação e controles recíprocos; e que se promovam relações governo-sociedade mais abertas, permanentes e diretas.

Tais requisitos não são alcançados unicamente a partir de mudanças nos marcos jurídicos e nas políticas. É necessário também que se promovam mudanças substantivas nos métodos, nos processos de trabalho, nos recursos técnicos, nas formas organizativas e nos recursos humanos associados às esferas de governo que, por definição constitucional, devem não só cumprir com as promessas contidas no programa de governo da fase eleitoral, mas que devem ao mesmo tempo cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis.

Sendo assim, a capacidade institucional efetiva de fazer cumprir as promessas eleitorais e o mandato constitucional, é elemento fortemente determinante da qualidade da democracia e da Governabilidade Democrática.

O PNUD, por meio do seu Projeto Regional RLA/00/001 – Projeto de Desenvolvimento das Capacidades de Gestão Governamental, desenvolveu e coloca à disposição das instituições nacionais a sistematização e a codificação de uma ampla experiência na instalação de sistemas de gestão para as estruturas governamentais de condução política. Este instrumento é denominado SIGOB.

O SIGOB destina-se ao desenvolvimento das capacidades de gestão dos altos níveis de governo nos poderes executivo, judiciário e legislativo para fins de aprimorar ou consolidar as condições adequadas para a governança democrática, econômica e social através de: a) assistência técnica direta; b) novas abordagens, metodologias e processos de trabalho governamentais, e; c) serviços especializados de informação.

Para tanto, o Projeto Regional possui metodologias padronizadas de implementação de sistemas de trabalho, que devem ser executadas com rigor para manter a qualidade do serviço.Objeto:
O objetivo da consultoria é o fortalecimento das capacidades de gestão da Direção do Projeto Regional do SIGOB, mediante a implantação de propostas de organização e trabalho, desenvolvimento de métodos e instrumentos para fins de apresentação e acompanhamento do SIGOB no Brasil.

Duties and Responsibilities

O profissional será supervisionado pelo Cooordenador Regional do SIGOB e pela Gerência do Projeto BRA/11/015 – “SIGOB” e terá sob sua responsabilidade as seguintes atividades:

  • Acompanhamento das iniciativas em processo de negociação de projetos SIGOB no Brasil
  • Apresentações do SIGOB a instituições e autoridades brasileiras
  • Acompanhamento da documentação de formalização dos acordos
  • Atuação como ponto focal com o Projeto Regional do SIGOB
  • Realização de atividades técnicas relativas aos processos de atualização das plataformas tecnológicas e metodológicas
Monitoramento e supervisão de implementações em coordenação com o Coordenador Regional

Competencies

Competências Corporativas:

Demonstrar integridade perante aos modelos e valores éticos da ONU;

Promover a visão, missão e objetivos estratégicos do PNUD;

Promover a visão, missão e objetivos estratégicos do SIGOB-PNUD;

Dispor da sensibilidade e adaptabilidade aos valores e diferenças culturais, de gênero, religião, raça, nacionalidade e idade; e

Tratar a todos de forma justa e sem favoritismo.

 
Competências Funcionais:

Gerenciar conhecimento e aprendizagem;

Promover o compartilhamento e a gerência do conhecimento no PNUD;

Conhecer assuntos de desenvolvimento, planejamento e interdisciplinaridade;

Trabalhar continuamente e ativamente para o desenvolvimento do conhecimento pessoal.

 
Desenvolvimento e Eficácia Operacional

Capacidade de liderar o planejamento estratégico e gestão baseada em resultados;

Capacidade de liderar a formulação, execução, acompanhamento e avaliação dos programas e projetos de desenvolvimento e mobilizar recursos;

Capacidade de liderar a implementação de novos sistemas (área de negócios), que afetam a mudança pessoal e / ou comportamental de atitudes;

 
Gestão e Liderança

Focar no impacto e resultado para o cliente e responde positivamente aos comentários;

Liderar equipes de forma eficaz e demonstrar habilidades de resolução de conflitos;

Consistentemente, trabalhar com energia e atitude positiva e construtiva;

Demonstrar habilidades oral e escrita em comunicação;
Contruir relacionamentos fortes com os clientes e agentes externos;
Permanecer calmo(a), controlado e bem-humorado, mesmo sob pressão;

Demonstrar abertura à mudança e capacidade de gerenciar as complexidades.



Required Skills and Experience

Orientamos que todas as atividades, experiências e qualificações acadêmicas sejam descritas detalhadamente ao longo do preenchimento do formulário de candidatura: Personal History Form- PHF/P11 (baixe o documento neste link) http://www.pnud.org.br/arquivos/p11.doc  

Apenas as candidaturas preenchidas e submetidas através do formulário serão consideradas para análise.

OBRIGATÓRIAS:

·         Formação superior em ciência da computação ou sistemas*

·         Experiência profissional mínima de 5 anos na implementação de sistemas de gestão na alta direção de governos federais, estaduais ou municipais

·         Domínio dos idiomas Português e Espanhol

*Se o candidato possuir formação em área diversa ou não possuir diploma universitário, este requisito poderá ser equiparado a 10 anos de experiência profissional na implementação de sistemas de gestão na alta direção de governos federais, estaduais ou municipais.
DESEJÁVEIS:

·         Experiência prévia de trabalho com o SIGOB

·         Experiência de trabalho com projetos de cooperação internacional

·         Conhecimento/experiência com gestão de bases de dados e implementação de servidores de aplicações e servidores web

  
Importante:

·         Nacionalidade brasileira ou outros legalmente autorizados a trabalhar no Brasil;

·         PNUD dá oportunidades iguais a todos os candidatos e incentiva particularmente afro-brasileiros e mulheres a se candidatarem.


ATENÇÃO! Submissão de candidaturas:

Clique em "Apply Now". Após preencher os campos solicitados, clique em "Submit Application", você DEVERÁ anexar (upload resume) o formulário denominado UNDP Personal History Form - P11 (e não o CV) na página seguinte que surgirá. Este formulário poderá ser encontrado em nosso site: http://www.pnud.org.br/recrutamento/P11_Personal_history_form.doc  

Apenas as candidaturas preenchidas e submetidas através do formulário serão consideradas para análise.
Somente candidatos pré-selecionados serão contactados.

"UNDP is committed to achieving workforce diversity in terms of gender, nationality and culture. Individuals from minority groups, indigenous groups and persons with disabilities are equally encouraged to apply. All applications will be treated with the strictest confidence".