Coordenador(a) Técnico(a) para Gestão de Resíduos Perigosos


Location : Brasília, BRAZIL
Application Deadline :24-Jul-13 (Midnight New York, USA)
Type of Contract :Service Contract
Post Level :SB-4
Languages Required :

UNDP is committed to achieving workforce diversity in terms of gender, nationality and culture. Individuals from minority groups, indigenous groups and persons with disabilities are equally encouraged to apply. All applications will be treated with the strictest confidence.

UNDP does not tolerate sexual exploitation and abuse, any kind of harassment, including sexual harassment, and discrimination. All selected candidates will, therefore, undergo rigorous reference and background checks.


Background

A meta do projeto é atingir uma gestão sustentável de PCB e fortalecer os arranjos reguladores e institucionais para o controle e a eliminação progressiva de PCBs de acordo com os requerimentos da Convenção de Estocolmo e outros protocolos e convenções relacionados ratificados pelo Brasil. O Brasil, como signatário da Convenção de Estocolmo, compromete-se com a completa eliminação e destruição de PCBs até 2025 ou antes. O principal objetivo deste projeto de 5 anos é desenvolver completamente a capacidade do Brasil para gerenciar e disponibilizar óleos PCB, equipamentos contendo PCB e outros resíduos PCB de maneira sustentável, a fim de estar em conformidade, dentro do prazo estabelecido, com as exigências da Convenção de Estocolmo para a gestão de PCB, e minimizar o risco de exposição à PCB da população e do meio-ambiente. Como delineado na Convenção de Estocolmo, será dada prioridade a materiais com maior concentração de PCB e locais vulneráveis.
O projeto completa o terceiro ano de implementação tendo alcançado metas importantes, tais como, o estabelecimento de marco regulatório específico para PCB, o desenvolvimento de Plano Nacional de Gestão de PCB e Sistemas de Disposição, a elaboração de Guia de Inventário a ser utilizado pelas empresas detentoras de PCB e informações sobre co-financiamento fornecidas pelos parceiros do projeto. Além disso, foram realizadas várias oficinas que possibilitaram a interlocução dos diferentes atores envolvidos, tanto do setor público como privado, tendo propiciado contribuições significativas para inúmeras atividades desenvolvidas.
O projeto se alinha às prioridades estratégicas para a área focal GEF-4 POPS e engloba os seguintes componentes:
• Resultado 1 – Fortalecimento da estrutura de procedimentos legais, administrativos e normatizados para gerenciar e dispor PCB;
• Resultado 2 – Gestão de óleos PCB e resíduos contaminados por PCB de modo a minimizar a exposição humana e ambiental à PCB;
• Resultado 3 – Disposição ambientalmente saudável de PCBs identificadas por meio de projetos demonstrativos em áreas-piloto.

Resultados relacionados ao documento de projeto
Gestão e Monitoramento do Projeto elaborados e implementados.


Duties and Responsibilities

-Elaborar os TORs necessários para contratações de pessoa física e jurídica do projeto.
-Supervisionar tecnicamente os contratos e produtos a serem gerados no âmbito do projeto e suas contratações.
-Preparar e consolidar, em consulta com as partes competentes, a proposta de execução do projeto nas áreas-piloto, através de entidades parceiras e contratações necessárias, tendo em vista aspectos legais e normas vigentes para a cooperação internacional no Brasil.
-Orientar tecnicamente a Coordenação Técnica das áreas-piloto.
-Elaborar e revisar, em consulta com as partes competentes, sob a aprovação da unidade de gestão do MMA e PNUD, o Plano Operativo Anual (POA) para a execução de todo o projeto, bem como relatórios anuais de implementação (PIR) para o Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF).
-Articular e supervisionar a execução do projeto de forma a promover sua implementação de forma coordenada entre a Coordenação Nacional, a unidade de gestão do MMA, o PNUD e os co-financiadores.
-Assegurar a compatibilidade entre os diversos elementos e atividades fornecidos ou financiados por outras organizações doadoras e a implementação do projeto, mantendo atualizadas as informações sobre o co-financiamento. 
- Elaborar, sob a aprovação da unidade de gestão e PNUD, os relatórios executivos e gerenciais do projeto, relatórios de progresso a serem apresentados ao doador e ao Comitê Diretor do Projeto, bem como aos co-financiadores. 
- Consolidar os relatórios técnicos bianuais a serem preparados em cada área-piloto; 
- Realizar visitas técnicas de supervisão a cada área-piloto; 
- Manter contatos com instituições nacionais e internacionais a pedido da Coordenação do projeto e, inclusive, participar de encontros, seminários, workshops e outros eventos, por sua solicitação.
-Outras tarefas que se fizerem necessárias para assegurar a qualidade técnica dos resultados esperados do projeto.

Resultados esperados

Gestão geral e coordenação técnica das atividades do Projeto, de forma a possibilitar que todas as atividades a serem implementadas estejam em conformidade com o documento do projeto, que os produtos a serem gerados no âmbito deste tenham alta qualidade técnica, bem como sejam divulgados nacional e internacionalmente, e que os resultados do projeto sejam alcançados.


Competencies

- Habilidade para manter informações e bases de dados
-Habilidade para analisar dados, identificar e ajustar as discrepâncias
-Capacidade de elaborar relatórios de acompanhamento
-Habilidade para identificar problemas, manejar e gerir conflitos, bem como propor soluções
-Habilidade para coletar dados e implementar sistemas de gestão 
- Habilidade para utilizar informações / dados / outros sistemas de gestão 
- Habilidade para reunir e divulgar informações sobre prestação de contas e sistemas de gestão baseada em resultados
-Habilidade para elaborar relatórios para clientes internos e externos adequadamente
-Capacidade de organizar e priorizar agenda de trabalho para atender às necessidades e os prazos


Required Skills and Experience

Orientamos que todas as atividades, experiências e qualificações acadêmicas sejam descritas detalhadamente ao longo do preenchimento do formulário de candidatura: Personal History Form- PHF/P11 (baixe o documento neste link) http://www.pnud.org.br/arquivos/p11.doc  

Apenas as candidaturas preenchidas e submetidas através do formulário serão consideradas para análise.

Requisitos Obrigatórios
• Educação: Formação superior em Química ou Engenharia Química ou Engenharia Ambiental.
• Experiência profissional mínima de 5 anos em projetos na área de gestão ambiental ou de gestão de produtos/resíduos químicos.
• Fluência em Português e Conhecimento de Língua Inglesa - Working knowledge

Requisitos Desejáveis
• Especialização, Mestrado ou Doutorado na área de Química, Engenharia Química e Engenharia Ambiental.
• Experiência em elaboração e/ou implementação e/ou monitoramento de projetos de cooperação bilaterais ou multilaterais.

Importante:

• Ter nacionalidade brasileira ou outras legalmente autorizadas a trabalhar no Brasil;
• PNUD dá oportunidades iguais a todos os candidatos e incentiva particularmente afro-brasileiros e mulheres a se candidatarem.

 ATENÇÃO !! SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS:

Clique em "Apply Now" e, após preencher os campos e clicar em "Submit Application", você deverá anexar o formulário UNDP Personal History Form - P11 na página seguinte.
Este formulário encontra-se disponível no final da página:
http://www.pnud.org.br/arquivos/p11.doc  


Apenas candidaturas submetidas dentro do prazo e realizadas por meio do preenchimento completo e correto do UNDP Personal History Form - P11, serão examinadas. Todas as candidaturas serão tratadas com sigilo.

O PNUD está empenhado em garantir a diversidade da força de trabalho em termos de nacionalidade, gênero e cultura. Os indivíduos pertencentes a grupos minoritários, grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente incentivados a se candidatar.



If you are experiencing difficulties with online job applications, please contact erecruit.helpdesk@undp.org.

© 2016 United Nations Development Programme