Historique

O presente projeto visa adotar uma estratégia testada e oficialmente reconhecida de gestão ambiental e territorial em Terras Indígenas (TI) para a conservação efetiva e o uso sustentável da biodiversidade. O projeto atingirá essas metas através de três Resultados e de seus Produtos relacionados:

(i) Mecanismos e ferramentas desenvolvidos que permitem que as TIs brasileiras sejam reconhecidas e fortalecidas como áreas efetivas de conservação da biodiversidade, de recursos naturais e serviços ambientais;

(ii) Rede de TIs servindo de modelo de gestão ambiental destinadas à conservação em diferentes biomas, funcionando e sendo administrada de forma efetiva pelos povos e organizações indígenas;

(iii) Modelos de gestão florestal sustentáveis e replicáveis, baseados em princípios de etnogestão, implementados como pilotos em TIs de diferentes biomas florestais.

Para tanto o projeto focará na maior efetividade de gestão de áreas de referência (ARs) selecionadas em todos os biomas florestais brasileiros e sua replicação em nível regional, com base em uma combinação de estratégias de conservação e uso sustentável, de acordo com cada tipo de floresta e determinação dos povos indígenas que nela habitam.

O Projeto é considerado como piloto para a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Indígena – PNGATI, cujo decreto foi assinado no dia 05 de junho de 2012. Importante instrumento para a implementação da PNGATI, e previsto como meta do Projeto GATI são os Planos de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PGTAs. Estes Planos são entendidos como instrumentos de planejamento intercultural, de caráter dinâmico que visam a proteção de patrimônio material e imaterial indígena, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, assegurando a melhoria da qualidade de vida e as condições plenas de reprodução física e cultural das atuais e futuras gerações. A partir de discussões técnicas no âmbito do Projeto GATI, junto ao Ministério do Meio Ambiente – MMA, instituições parceiras e representantes indígenas, a FUNAI elaborou Informação Técnica com orientações e diretrizes para elaboração de PGTAs, considerando que a elaboração de PGTAs é uma ação nova para o governo, aparecendo como meta pela primeira vez no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015.

Resultados relacionados ao documento do projeto:

Coordenação geral, gestão e Monitoramento do Projeto elaborados e implementados.

Devoirs et responsabilités

- Organizar e apoiar atividades relacionadas ao projeto e correlacionados;

- Gerenciar operacional e financeiramente o Projeto criado nos sistemas do PNUD para a execução das atividades relacionadas ao projeto;

- Coordenar os processos de monitoramento e avaliação;

- Elaborar análises e documentos diversos, e apoiar o trabalho teórico e conceitual do projeto;

- Organizar e participar de seminários e reuniões com as contrapartes e parceiros do projeto;

- Facilitar a comunicação com os parceiros do PNUD;

- Participar do processo de planejamento e implementação do GATI;

- Reunir com parceiros do projeto e fechar as cartas de acordo;

- Cooordenar e apoiar as avaliações externas;

- Desempenhar demais funções, conforme necessário;

- Elaborar os TORs necessários para contratações de pessoa física e jurídica do projeto.

- Supervisionar tecnicamente os contratos e produtos a serem gerados no âmbito do projeto e suas contratações.

- Preparar e consolidar em consulta com as partes competentes, a proposta de execução do projeto nas ARs, através de entidades parceiras e contratações necessárias, tendo em vista aspectos legais e normas vigentes para a cooperação internacional no Brasil.

- Orientar tecnicamente a Coordenação Técnica das ARs, através dos Conselhos e Núcleos Regionais, fortalecendo as instâncias regionais deliberativas, bem como o protagonismo indígena em todas as instâncias de execução do Projeto.

- Elaborar e revisar, em consulta com as partes competentes, sob a aprovação da unidade de gestão da FUNAI e PNUD, o Plano Operativo Anual (POA) para a execução de todo o projeto.

- Articular e supervisionar a execução do projeto de forma a promover sua implementação de forma coordenada entre a Coordenação Nacional, as Organizações Indígenas participantes, as Coordenações e Núcleos Regionais, a unidade de gestão da FUNAI, o PNUD e os co-financiadores.

- Assegurar a compatibilidade entre os diversos elementos e atividades fornecidos ou financiados por outras organizações doadoras e a implementação do projeto, mantendo atualizadas as informações sobre o co-financiamento.

- Elaborar, sob a aprovação da unidade de gestão da FUNAI e PNUD, os relatórios executivos e gerenciais do projeto, relatórios de progresso a serem apresentados ao doador e ao Comitê Diretor do Projeto, bem como aos co-financiadores.

- Consolidar os relatórios técnicos bianuais a serem preparados pelos Núcleos Regionais em cada AR;

- Realizar visitas técnicas de supervisão a cada AR;

- Manter contatos com instituições nacionais e internacionais a pedido do coordenador do projeto e, inclusive, participar de encontros, seminários, workshops e outros eventos, por sua solicitação.

- Outras tarefas que se fizerem necessárias para assegurar a qualidade técnica dos resultados esperados do projeto.

Resultados esperados: Gestão geral e coordenação técnica das atividades do Projeto, de forma a possibilitar que todas as atividades a serem implementadas estejam em conformidade com o documento do projeto, que os produtos a serem gerados no âmbito deste tenham alta qualidade técnica, bem como sejam divulgados nacional e internacionalmente, e que os resultados do projeto sejam alcançados.

Compétences

COMPETÊNCIAS CORPORATIVAS:

• Demonstrar integridade perante aos modelos e valores éticos da ONU;

• Promover a visão, missão e objetivos estratégicos do PNUD;

• Dispor da sensibilidade e adaptabilidade aos valores e diferenças, de gênero, religião, raça, nacionalidade e idade; e

• Tratar a todos de forma justa e sem favoritismo.

DESENVOLVIMENTO E EFICÁRIA OPERACIONAL

• Ter capacidade de liderar o planejamento estratégico, gestão baseada em resultados e relatórios;

• Ter capacidade de liderar a formulação, execução, acompanhamento e avaliação dos programas e projetos de desenvolvimento, mobilizar recursos;

• Possuir sólidos conhecimentos em recursos financeiros e gestão de recursos humanos, contratos, compras, tecnologia da informação e comunicação, administração geral;

• Demostrar habilidade para conduzir processos de negócios, reengenharia, implementação de novos sistemas (área comercial), e que afetam a mudança pessoal e/ou comportamental.

PROMOÇÃO DE MUDANÇAS E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

• Habilidade de apresentar informações sobre as melhores práticas de mudança organizacional

• Habilidade para identificar problemas, manejar e gerir conflitos, bem como propor soluções

. Boas relações interpessoais com instituições da sociedade civil, Nações Unidas e das diversas esferas de governo.

GESTÃO E LIDERANÇA

• Construir relacionamentos fortes com os clientes e agentes externos e responder positivamente a feedbacks;

• Consistentemente, trabalhar com proatividade e atitude construtiva;

• Demostrar abertura à mudança e capacidade de gerenciar as complexidades;

• Liderar equipes de forma eficaz e demonstrar habilidades de resolução de conflitos

• Demonstrar boas habilidades oral e escrita em comunicação.

Qualifications et expériences requises

Qualificações mínimas:

• Nível superior e mestrado completo.

• 5 (cinco) anos de experiência em coordenação ou elaboração, gestão e monitoramento de projetos

• Conhecimento em Word, Excel, Power Point e Outlook;

Qualificações desejáveis:

• Mestrado ou Doutorado nas áreas de gestão de projetos ou desenvolvimento sustentável e/ou correlacionadas à temática indígena.

• Experiência em políticas públicas e em órgãos ou instituições governamentais;

• Experiência profissional no Sistema das Nações Unidas;

• Experiência profissional em projetos de desenvolvimento sustentável e/ou com comunidades indígenas.

• Experiência gerencial ou técnico-administrativa com projetos de Cooperação Técnica e Financeira Internacional na temática indígena ou ambiental;

• Noções de desenvolvimento de controles em planilhas eletrônicas e manutenção de bancos de dados;

Idiomas

• Fluência no idioma português. Working knowledge nos idiomas Inglês e Espanhol;

Candidaturas:

Recomendamos que todas as experiências profissionais sejam devidamente detalhadas no Personal History Form (P11) para a correta avaliação curricular.

>>>SUBMISSION OF APPLICATIONS <<<

Click "Apply Now". After filling the fields and clicking in "Submit Application", you MUST attach in the next page (upload resume) the UNDP Personal History Form - P11 (instead of your CV). The P11 can be found in: http://www.pnud.org.br/arquivos/p11.doc

All applications will be treated with the strictest confidence. Due to the volume of applications received, receipt of applications cannot be acknowledged individually. Only short-listed applicants will be contacted.

Only applications made on UNDP Personal History Form - P11 and submitted on time in the UNDP Jobs System will be examined.

Apenas as candidaturas feitas no formulário P11 do PNUD enviados dentro do prazo, serão examinadas. Não serão emitidos recibos individuais devido ao volume de candidaturas.

Candidaturas:

Recomendamos que todas as experiências profissionais sejam devidamente detalhadas no Personal History Form (P11) para a correta avaliação curricular.

>>>SUBMISSION OF APPLICATIONS <<<

Click "Apply Now". After filling the fields and clicking in "Submit Application", you MUST attach in the next page (upload resume) the UNDP Personal History Form - P11 (instead of your CV).

All applications will be treated with the strictest confidence. Due to the volume of applications received, receipt of applications cannot be acknowledged individually. Only short-listed applicants will be contacted.

Only applications made on UNDP Personal History Form - P11 and submitted on time in the UNDP Jobs System will be examined.

Apenas as candidaturas feitas no formulário P11 do PNUD enviados dentro do prazo, serão examinadas. Não serão emitidos recibos individuais devido ao volume de candidaturas.