Background

Sob a orientação geral do Representante do UNFPA no Brasil e a supervisão direta de Oficial de Comunicação, o/a Designer Gráfico contribuirá para o desenvolvimento das atividades, conteúdos e materiais do UNFPA Brasil na área de Comunicação e Advocacy. Também trabalhará em contato direto com as áreas de programas, dando suporte à produção de materiais e intensificando o impacto da comunicação, da mobilização e das parcerias institucionais.

O/A profissional atuará na área de Comunicação, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria do design, branding e layout de materiais produzidos pela organização. Garantirá que os produtos sigam as orientações e manuais de uso da marca, tanto desenvolvidos e produzidos internamente quanto em parcerias e apoiados pela agência. Também se responsabilizará pela implementação e adesão dos guias e manuais da marca existentes, assim como o desenvolvimento de soluções gráficas e produtos inovadores.

O/A profissional apoiará tanto no planejamento quanto na execução de atividades pontuais do UNFPA na área de comunicação, especificamente para design impresso e online do UNFPA Brasil. O trabalho também inclui produção e adaptação de materiais impressos e online, como diagramação de boletins e relatórios, produção de cards e posts para redes sociais, produção de layout para peças e demais materiais, conforme demanda diária.

A posição desenvolvida a partir do escritório do UNFPA, na Casa da ONU em Brasília.

 

Duties and Responsibilities

Implementar, garantir e promover política de branding

Garantir que todas as publicações, materiais e produtos desenvolvidos, internamente pelo UNFPA Brasil ou externamente, que contenham a marca da agência estejam de acordo com os guias e manuais de uso da marca.

Desenvolver padrões de qualidade para produtos periódicos do UNFPA Brasil.

Desenvolver e implementar ideias criativas e inovadoras para materiais impressos, eletrônicos, online, apresentações, animações e demais produtos.

Desenvolver e implementar rotinas que garantam a qualidade gráfica dos produtos desenvolvidos e/ou apoiados.

Design e layout de produtos

Responsabilizar-se pelo design e layout de relatórios, periódicos, materiais institucionais, materiais promocionais, materiais para redes sociais e de distribuição física e eletrônica desenvolvidos pelo UNFPA Brasil.

Melhorar e aprimorar o layout e a apresentação visual de materiais gráficos.

Desenvolver e aprimorar a parte gráfica e a apresentação visual de produtos institucionais (banners, flyers, folders, livros, publicações, relatórios, boletins, cards, brindes e materiais promocionais diversos).

Criar animações e soluções gráficas para apresentações, inclusive páginas mestras e apresentações mestras para a agência.

Edição e manipulação de fotos e imagens.

Ser responsável pela parte gráfica de demais produtos desenvolvidos pela área de comunicação.

Apoiar a área de programas na parte gráfica e de apresentação de conteúdos públicos e de materiais de distribuição.

Gestão de conhecimento

Desenvolver rotinas e aprimorar processos de criação, aprovação e finalização de materiais, produtos e conteúdos gráficos.

Ajudar a estabelecer fluxos de criação e aprovação de materiais gráficos, tanto na área de comunicação quanto de apoio às demais áreas.

Controle de qualidade

Acompanhar a validação e a aprovação de produtos gráficos, incluindo contato com fornecedores, para garantir a qualidade das entregas.

Zelar pela qualidade gráfica, de impressão e produção gráfica dos materiais desenvolvidos pelo UNFPA Brasil.

Outras atividades

Quando necessário, executar demais tarefas relacionadas ao posto indicadas pelo supervisor e/ou Representante.

 

Competencies

Competências Corporativas:

Integridade

Atuar seguindo os valores do UNFPA e da ONU, suas regras administrativas, de conduta, ética e integridade em todas as suas funções.

Exercer julgamento crítico, manter discrição e confidencialidade ao lidar com dados de operações que contribuam para o melhor cumprimento do mandato do UNFPA.

Orientação ao cliente/parceiro

Contribuir para resultados positivos para os clientes/parceiros, antecipando e atendendo às suas necessidades e preocupações, e contribuindo positivamente para uma boa relação entre um possível cliente, prestador de serviços ou parceiro.

Sensibilidade à diversidade cultural

Demonstrar comportamento inclusivo com os(as) colegas e partes interessadas, desenvolvendo com sucesso relações interculturais (incluindo cultura organizacional em todo o sistema da ONU).

Adaptar-se para levar em consideração diferenças políticas, religiosas e culturais.

Promover ativamente a equidade e a diversidade de gênero em todas as atividades, bem como em suas tarefas diárias.

Inovação

Demonstrar curiosidade e criatividade ao resolver desafios e gargalos no suporte administrativo.

Ser tolerante em relação aos diferentes pontos de vista e mostrar consciência das operações como uma área em evolução derivada da reforma da ONU e contribuir para uma implementação mais efetiva e eficiente.

Responsabilidade

Aceitar a responsabilidade pelo manejo de informações confidenciais em apoio ao trabalho do UNFPA no Brasil.

Garantir dupla conferência das informações para minimizar erros e fortalecer a implementação.

Competências básicas

Alcançar resultados

Garantir que a metodologia de trabalho seja eficaz e apropriada para o alcance dos resultados desejados e buscar maneiras de maximizar o uso eficiente dos recursos.

Promover ações para assegurar que as atividades da unidade sejam executadas no prazo usando tato e sensibilidade.

Foco em solução de problemas

Demonstrar consciência e interesse pelo apoio às operações e interligações com a implementação do programa.

Apoiar a aplicação de soluções adequadas em apoio às operações do UNFPA, ficando atento às práticas que têm o potencial de aprimorar os sistemas já existentes e que possam levar à identificação de medidas corretivas para solucionar problemas.

Trabalhar em equipe e gerenciar relacionamentos

Promover trabalho em equipe em harmonia, colaborando com os membros da equipe e aceitando ideias de outros membros em seu próprio trabalho.

Manter a calma e o foco sob pressão e aproveitar as diferentes experiências da equipe para obter resultados melhores e mais inovadores.

Demonstrar compostura e a resiliência ao lidar com tarefas competitivas.

Capacidade de trabalhar de forma independente e como parte de uma equipe.

Comunicação para o impacto

Encorajar e se envolver ativamente em discussões abertas e objetivas demonstrando a capacidade de enxergar problemas e situações da perspectiva dos membros da equipe.

Expressar com franqueza preocupações relacionadas a ideias e incentivar o diálogo aberto com a finalidade de desenvolver soluções melhores sem prejudicar o relacionamento com os colegas.

Excelentes habilidades de escrita e comunicação.

Boas habilidades de pesquisa, capacidade de pesquisar, analisar, avaliar e sintetizar informações.

Conjunto de habilidades funcionais

Atenção a detalhes e organização.

Manipulação de documentos, correspondência e relatórios.

Manipulação de informações e fluxo de trabalho.

Planejamento e organização.

Prover suporte logístico e administrativo.

Conhecimento de sistemas e hardware de TI básicos.

 

Required Skills and Experience

Educação:

Formação superior em Design gráfico ou áreas afins, ou três anos adicionais de experiência relevante além do mínimo requerido.

Experiência:

Experiência comprovada de, no mínimo, dois anos em criação e desenvolvimento de materiais gráficos, impressos e online.

Conhecimentos sólidos sobre teoria e prática de design gráfico, incluindo o uso de softwares da área, como pacote Adobe, CorelDraw e ferramentas de webdesign.

Experiência comprovada na produção gráfica em todos os processos e etapas, da concepção de produto ao acompanhamento de impressão e entrega, incluindo o gerenciamento de cores e de processos gráficos.

Conhecimento de novas tecnologias e de plataformas digitais.

Experiência em ambientes inovadores e/ou humanitários é diferencial.

Idiomas

Desejável conhecimento do idioma inglês

Como se candidatar

Preencher o formulário P11, disponível em http://www.unfpa.org.br/Arquivos/p11_port_final.do

Procedimento: Na página do anúncio da vaga, clique em “Apply Now”. Depois de preencher os dados necessários, clique em “Submit Application”. Em "Attach Resume", clique em "Browse" para incluir seu P11 já preenchido. Em "Upload Resume" submeta seu P11.

Observações importantes

Apenas candidaturas feitas utilizando o formulário P11 e submetidas dentro do prazo estabelecido serão consideradas.

O UNFPA é uma agência comprometida com a diversidade em termos de gênero, nacionalidade e cultura. Pessoas de grupos minoritários, indígenas e pessoas com deficiência são encorajadas a participar do processo seletivo. Todas as candidaturas serão analisadas com total confidencialidade.

Devido ao volume de candidaturas recebidas, não será possível a confirmação individual de recebimentos. Apenas um número reduzido de candidatos/as pré-selecionados/as será contatado/a.

Os candidatos/as precisam ser de nacionalidade brasileira ou ter autorização legal para trabalhar no país.

Para participar deste processo, não são cobradas taxas de candidatura, processamento ou qualquer outro valor em quaisquer das etapas. O UNFPA não solicita nem busca por informações individuais sobre HIV ou AIDS e não discrimina pessoas soropositivas. O UNFPA oferece oportunidades iguais a todas as candidaturas e incentiva afrodescendentes e mulheres a se candidatarem.