Background

Sob a orientação geral do Representante do UNFPA no Brasil e a supervisão direta de Oficial de Comunicação, o/a assistente de comunicação contribuirá para o desenvolvimento das atividades, conteúdos e materiais do UNFPA Brasil na área de Comunicação e Advocacy. Também trabalhará em contato direto com as áreas de programas, dando suporte e intensificando o impacto da comunicação, da mobilização e das parcerias institucionais.

O/A profissional auxiliará no desenvolvimento e na implementação da estratégia de comunicação do escritório nacional do UNFPA no Brasil. Também contribuirá para posicionar o UNFPA Brasil como a principal agência das Nações Unidas para a população, saúde sexual e reprodutiva e direitos dos jovens, percepção a ser trabalhada entre formuladores de políticas públicas e formadores de opinião no Brasil, entre outros públicos-chave. Apoiará o fortalecimento da presença on-line do UNFPA Brasil, apoiando a criação de campanhas de mídia social, liderando os esforços de marketing digital e engajamento visual. Também se responsabilizará por atividades administrativas relativas à área e fundamentais para o desenvolvimento e o dia-a-dia da comunicação.

A posição desenvolvida a partir do escritório do UNFPA, na Casa da ONU em Brasília.

Duties and Responsibilities

Mídia tradicional e mídias digitais

Auxiliar no desenvolvimento e implementação da estratégia de comunicação e advocacy do escritório nacional do UNFPA, incluindo apoio à estratégia de marca do UNFPA, orientação e monitoramento da imagem corporativa.

Coletar, analisar e disseminar informações e materiais estratégicos sobre o mandato e o trabalho do UNFPA.

Apoiar a cobertura (texto e imagens) de atividades relacionadas ao UNFPA para divulgação interna e externa.

Elaborar press releases e materiais de assessoria de imprensa.

Prestar assistência na organização de coletivas de imprensa e outras estratégias para expandir e melhorar a cobertura da mídia sobre atividades relacionadas ao UNFPA.

Auxiliar na estratégia de comunicações on-line do UNFPA Brasil, incluindo gerenciamento do site institucional, mídias sociais e outros meios de comunicação on-line.

Apoiar no desenvolvimento de layout e no design de produtos de imagem e audiovisual do UNFPA.

Apoio na elaboração de vídeos curtos, GIFs e outros materiais visuais.

Monitorar os meios de comunicação e as respostas institucionais ao público.

Realizar traduções de materiais relevantes, incluindo notas institucionais, press releases, comunicados de imprensa e documentos.

Auxiliar na implementação e fortalecimento de redes de parceiros para promover estratégias de comunicação do UNFPA, incluindo redes de profissionais de mídia.

Apoiar o estabelecimento e o fortalecimento de comunicação eficaz com os parceiros e funcionários do escritório.

Auxiliar na implementação de iniciativas de comunicação e advocacy da ONU.

Gestão de conhecimento

Desenvolver rotinas e aprimorar processos de criação, aprovação e finalização de materiais, produtos e conteúdos.

Ajudar a estabelecer fluxos de criação e aprovação de materiais de comunicação, tanto na área de comunicação quanto no apoio às demais áreas.

Levantar e fornecer dados e informações relacionadas à comunicação necessária para a preparação de documentos de programas e projetos.

Contribuir para o planejamento e elaboração de relatórios do escritório

Garantir o preenchimento e publicação adequados de todas as declarações, notas de briefings e documentação chave da unidade de comunicação.

Contribuir para o desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento, sintetizando e documentando descobertas e lições aprendidas e elaborando materiais relevantes.

Apoiar a implementação de procedimentos e protocolos de comunicação (política editorial, uso de logo, etc.).

Auxiliar no gerenciamento de arquivos de comunicação (biblioteca de fotos, cópias impressas e bibliotecas on-line, etc.).

Apoiar o compartilhamento de informações com o escritório regional do UNFPA e sede (materiais de comunicação, clipagem, lições aprendidas, boletim interno “Voices”, outras informações e atualizações do programa).

Apoio a ações de comunicação e advocacy

Apoiar a elaboração e entrega de materiais de advocacy e comunicação do UNFPA.

Realizar o acompanhamento, a validação e a aprovação de produtos de comunicação, incluindo contato com fornecedores, para garantir a qualidade das entregas.

Apoia os esforços de advocacy e mobilização de recursos, ajudando na preparação da documentação relevante, como resumos de projetos, fichas informativas, apresentações, notas conceituais, perfis de apoiadores e parceiros e participação em eventos, conforme solicitado.

Monitorar e clipar notícias relacionados às atividades do UNFPA no Brasil e analisar tendências comuns.

Produzir relatórios periódicos (de clipagem e menções de mídia) de desempenho no meio online, entre outros.

Monitoramento e avaliação

Auxiliar no acompanhamento da implementação da estratégia de comunicação e do plano de trabalho.

Apoiar a preparação de relatórios analíticos sobre tendências de despesa atuais e passadas na área de comunicação.

Apoiar o monitoramento e a avaliação de atividades do programa nacional de comunicação, incluindo aquelas conduzidas pelos parceiros.

Apoio administrativo

Organizar apoio logístico para reuniões, workshops, missões e eventos, incluindo atividades relacionadas ao Dia Mundial da População, campanhas do UNFPA e lançamento de relatórios.

Participar da formação e orientação do pessoal do UNFPA, consultores do UNFPA e parceiros de implementação em temas e atividades relacionadas à comunicação.

Auxiliar na elaboração de correspondências e relatórios simples, declarações e discursos em português e/ou inglês, conforme necessário.

Auxiliar no processo de contratação relacionado à comunicação, redigindo termos de referência, obtendo dados para a cadastro de fornecedores, acompanhando a produção e assegurando o preenchimento correto de formulários necessários, assim como enviando e verificando documentos, entre outras atividades necessárias).

Apoiar a preparação de pedidos e autorizações de viagens e atividades, em contato com a Agência de Viagens para emissão de bilhetes, assim como todos os processos envolvidos nessas atividades.

Realizar outras tarefas a pedido do/a supervisor/a.

Competencies

Competências Corporativas

Integridade

Atuar seguindo os valores do UNFPA e da ONU, suas regras administrativas, de conduta, ética e integridade em todas as suas funções.

Exercer julgamento crítico, manter discrição e confidencialidade ao lidar com dados de operações que contribuam para o melhor cumprimento do mandato do UNFPA.

Orientação ao cliente/parceiro

Contribuir para resultados positivos para os clientes/parceiros, antecipando e atendendo às suas necessidades e preocupações, e contribuindo positivamente para uma boa relação entre um possível cliente, prestador de serviços ou parceiro.

Sensibilidade à diversidade cultural

Demonstrar comportamento inclusivo com os(as) colegas e partes interessadas, desenvolvendo com sucesso relações interculturais (incluindo cultura organizacional em todo o sistema da ONU).

Adaptar-se para levar em consideração diferenças políticas, religiosas e culturais.

Promover ativamente a equidade e a diversidade de gênero em todas as atividades, bem como em suas tarefas diárias.

Inovação

Demonstrar curiosidade e criatividade ao resolver desafios e gargalos no suporte administrativo.

Ser tolerante em relação aos diferentes pontos de vista e mostrar consciência das operações como uma área em evolução derivada da reforma da ONU e contribuir para uma implementação mais efetiva e eficiente.

Responsabilidade

Aceitar a responsabilidade pelo manejo de informações confidenciais em apoio ao trabalho do UNFPA no Brasil.

Garantir dupla conferência das informações para minimizar erros e fortalecer a implementação.

Competências básicas

Alcançar resultados

Garantir que a metodologia de trabalho seja eficaz e apropriada para o alcance dos resultados desejados e buscar maneiras de maximizar o uso eficiente dos recursos.

Promover ações para assegurar que as atividades da unidade sejam executadas no prazo usando tato e sensibilidade.

Foco em solução de problemas

Demonstrar consciência e interesse pelo apoio às operações e interligações com a implementação do programa.

Apoiar a aplicação de soluções adequadas em apoio às operações do UNFPA, ficando atento às práticas que têm o potencial de aprimorar os sistemas já existentes e que possam levar à identificação de medidas corretivas para solucionar problemas.

Trabalhar em equipe e gerenciar relacionamentos

Promover trabalho em equipe em harmonia, colaborando com os membros da equipe e aceitando ideias de outros membros em seu próprio trabalho.

Manter a calma e o foco sob pressão e aproveitar as diferentes experiências da equipe para obter resultados melhores e mais inovadores.

Demonstrar compostura e a resiliência ao lidar com tarefas competitivas.

Capacidade de trabalhar de forma independente e como parte de uma equipe.

Comunicação para o impacto

Encorajar e se envolver ativamente em discussões abertas e objetivas demonstrando a capacidade de enxergar problemas e situações da perspectiva dos membros da equipe.

Expressar com franqueza preocupações relacionadas a ideias e incentivar o diálogo aberto com a finalidade de desenvolver soluções melhores sem prejudicar o relacionamento com os colegas.

Excelentes habilidades de escrita e comunicação.

Boas habilidades de pesquisa, capacidade de pesquisar, analisar, avaliar e sintetizar informações.

Conjunto de habilidades funcionais

Atenção a detalhes e organização.

Manipulação de documentos, correspondência e relatórios.

Manipulação de informações e fluxo de trabalho.

Planejamento e organização.

Prover suporte logístico e administrativo.

Conhecimento de sistemas e hardware de TI básicos.

 

Required Skills and Experience

Educaçao:

Formação superior em Comunicação ou áreas afins, ou três anos adicionais de experiência relevante além do mínimo requerido.

Experiencia:

Mínimo de dois anos de experiência relevante para o posto.

Conhecimento de novas tecnologias e de plataformas digitais.

Conhecimento avançado de informática (MS office, softwares de edição de imagem e design gráfico e web).

Idioma:

Desejável fluência na língua inglesa.

Como se candidatar

Preencher o formulário P11, disponível em http://www.unfpa.org.br/Arquivos/p11_port_final.doc

Procedimento: Na página do anúncio da vaga, clique em “Apply Now”. Depois de preencher os dados necessários, clique em “Submit Application”. Em "Attach Resume", clique em "Browse" para incluir seu P11 já preenchido. Em "Upload Resume" submeta seu P11.

Observações importantes

Apenas candidaturas feitas utilizando o formulário P11 e submetidas dentro do prazo estabelecido serão consideradas.

O UNFPA é uma agência comprometida como a diversidade em termos de gênero, nacionalidade e cultura. Pessoas de grupos minoritários, indígenas e pessoas com deficiência são encorajadas a participar do processo seletivo. Todas as candidaturas serão analisadas com total confidencialidade.

Devido ao volume de candidaturas recebidas, não será possível a confirmação individual de recebimentos. Apenas um número reduzido de candidatos/as pré-selecionados/as será contatado/a.

Os candidatos/as precisam ser de nacionalidade brasileira ou ter autorização legal para trabalhar no país.

Para participar deste processo, não são cobradas taxas de candidatura, processamento ou qualquer outro valor em quaisquer das etapas. O UNFPA não solicita nem busca por informações individuais sobre HIV ou