Estágio em Direitos Humanos (nao-remunerado)


Location : Brasilia, BRAZIL
Application Deadline :19-Aug-18 (Midnight New York, USA)
Type of Contract :Internship
Post Level :Intern
Languages Required :
Portuguese

Background

O Escritório do Coordenador Residente abrange todas as organizações das Nações Unidas que têm atividades operacionais no Brasil. Designado o Representante do Secretário-Geral da ONU e líder da Equipe de País da ONU (UNCT), o Coordenador Residente (RC), em consulta com o UNCT, assume a responsabilidade e a coordenação do desenvolvimento das atividades da ONU no âmbito do país. O UNCT é composto pelos e pelas representantes dos fundos e programas, agências especializadas e agências não-residentes da ONU.

A Equipe de País da ONU tem diversas estruturas de trabalho que visam a garantir uma ação interagencial coordenada no país, implementando atividades conjuntas sob a liderança do Coordenador Residente.

A (O) Estagiária (o) de Direitos Humanos, sob a supervisão direta da Oficial de Coordenação da ONU, da Assessora de Direitos Humanos da ONU e Assistentes, em cooperação próxima com as agências da ONU, irá dar suporte à execução de serviços pelo Escritório de Coordenação da ONU, administrando informações e fornecendo apoio à implementação das atividades da ONU no país relacionadas a temas de direitos humanos.

Os estagiários não são remunerados financeiramente pelo PNUD. Os custos associados com o estágio são de responsabilidade do estudante ou da instituição social ou governamental responsável por fornecer assistência financeira necessária.

Todos os custos relacionados com a participação do estagiário no Programa devem ser suportados por:

• A instituição de indicação, instituição relacionada ou governo, que pode fornecer a assistência financeira necessária a seus alunos;

• O estudante terá que obter financiamento para sua subsistência e fazer seus próprios arranjos para viagens (inclusive para o escritório), vistos, acomodação, etc.

• O PNUD não aceita qualquer responsabilidade pelo seguro médico e de vida do estagiário ou custos decorrentes de acidentes e doenças incorridos durante um estágio.

• Os estagiários não são cobertos por qualquer seguro, incluindo a MAIP, e eles não devem viajar para locais perigosos durante o estágio com o PNUD.

Os candidatos a estágio devem apresentar comprovante de seguro médico válido para o local para o qual trabalharão. O qual deve incluir uma cobertura adequada em caso de lesão ou doença durante o estágio que: Requeira transporte para o país de origem ou país de residência para tratamento adicional; ou resulte em morte e requeira preparação e devolução dos restos mortais ao País de Origem ou ao País de Residência.

Estagiários não são funcionários. Os estagiários não podem ser solicitados a ou aceitar ser substitutos de pessoal recrutado em cargos autorizados. Os estagiários não podem representar o PNUD em nenhuma função oficial.

Atribuições de estágio variam em duração de acordo com a disponibilidade e as exigências acadêmicas a serem observadas pelo estagiário, bem como as necessidades do PNUD e estão disponíveis em regime de meio período e período integral ao longo do ano, dependendo da disponibilidade de tarefas significativas e das necessidades e capacidade de escritórios para receber e supervisionar estagiários.

O desempenho insatisfatório ou a falta de conformidade com os padrões de conduta estabelecidos acima podem levar ao término do estágio, por justa causa, por iniciativa do PNUD. O aviso de duas semanas será dado em tais casos.

Qualquer violação grave dos deveres e obrigações que, na opinião do Administrador, justificaria a separação antes do final do período de aviso prévio.

Danos causados à equipamentos ou propriedades do PNUD, causados pelo estagiário, seja de perda ou dano; que resulte de negligência, conduta dolosa, violação ou imprudência ante as regras e políticas aplicáveis pelos estagiários deverão ser reembolsados a organização.

O PNUD realiza todos os esforços para manter os mais altos padrões no que diz respeito à supervisão, orientação e treinamento de estagiários a fim de tornar seu tempo no PNUD uma experiência valiosa. Os escritórios são responsáveis por fornecer supervisão e orientação apropriadas. O supervisor deve ser identificado para o período do estágio.

O objetivo do estágio não é levar a um emprego com o PNUD, mas, como mencionado, pretende complementar os estudos de um estagiário. Portanto, não deve haver expectativa de emprego no final de um estágio. No entanto, vários estagiários, tendo concluído seus estudos e preenchido os requisitos necessários, acabaram conquistando outras atribuições no PNUD e em outras instâncias no Sistema das Nações Unidas.

Caso uma oferta de emprego seja prevista um intervalo de 3 meses a partir do final do estágio, deve ser respeitado. Os estagiários não podem candidatar-se a vagas durante o período de estágio.


Duties and Responsibilities

Sob a supervisão direta e orientação da Oficial de Coordenação da ONU, da Assessora de Direitos Humanos da ONU e Assistentes, a (o) estagiária (o) de Direitos Humanos deverá realizar as seguintes tarefas:

  • Realizar pesquisas sobre temas de direitos humanos.
  • Dar suporte à preparação de eventos, oficinas de trabalho, reuniões e publicações relacionadas à Década Internacional de Afrodescendentes, à Campanha Livres & Iguais e outros temas relevantes de direitos humanos.
  • Dar apoio administrativo e logístico a missões e visitas relacionadas a temas de direitos humanos
  • Escrever correspondências de rotina, memorandos, cartas, convites e outros documentos.


Competencies

Valores Centrais/Princípios Orientadores:

Integridade:

Demonstrar consistência em manter e promover os valores da ONU em ações e decisões, em linha com o Código de Conduta da ONU.

Sensibilidade Cultural/Valorização da Diversidade:

Demonstrar apreço pela natureza multicultural da organização e pela diversidade das (os) funcionárias (os) e parcerias.

Demonstrar um olhar internacional, apreciando diferenças em valores e aprendizado a partir da diversidade

 

 

 

Competências Centrais: 
Valores e Éticas:

Demonstrar / Salvaguardar Ética e Integridade.

Sensibilidade Organizacional:

Demonstrar conhecimento corporativo e bom senso.

Desenvolvimento e Empoderamento de Pessoas / Mentoria e Treinamento:

Desenvolvimento próprio, iniciativa.

Trabalho em Equipe:

Agir como parte da equipe e facilitar o trabalho em equipe.

Comunicação de Informações e Ideias:

Facilitar e encorajar a comunicação aberta na equipe, comunicando-se com eficiência.

Auto-controle e Inteligência Emocional:

Criar sinergias por meio do auto-controle, da administração dos conflitos e da negociação e resolução de conflitos.

Partilha do Conhecimento / Aprendizado Contínuo:

Aprendizado e compartilhamento do conhecimento, encorajando o aprendizado das demais pessoas.

 

Competências Funcionais:

Habilidade para manejar e executar processos e transações administrativas;

Bom conhecimento de regras e regulações administrativas;

Habilidade de extrair, interpretar e analisar informações e resolver problemas operacionais;

Habilidade para manter a confidencialidade e a discrição;

Habilidade para criar, editar e apresentar informação em formatos claros e eficientes;

Bom conhecimento em informática e TI;

Habilidade para organizar e completar tarefas múltiplas por meio do estabelecimento de prioridades;

Habilidade para lidar com um grande volume de trabalho, possivelmente em prazos curtos

Atenção aos detalhes;

Boas habilidaes em pesquisa: habilidade de pesquisar, analisar, avaliar e sintetizar informação.


Required Skills and Experience

Educação:

  • Vínculo com uma Instituição de Ensino Superior reconhecida, em nível de gradução ou pós-graduação, preferivelmente (mas não exclusivamente) em Relações Internacionais, Direito, Ciências Sociais, Estudos do Desenvolvimento ou áreas correlatas.
  • Conhecimento sobre temas de direitos humanos é uma vantagem.

Experiência:

  • Boas habilidades em informática (Pacote Office, incluindo Excel, Word e Power Point).
  • Boas habilidades de escrita e comunicação: habilidade para expressar ideias e conceitos de modo claro e conciso nos formatos escrito e oral.
  • Experiência prévia de trabalho com temas de direitos humanos, incluindo discriminação racial, gênero, orientação sexual e identidade de gênero é uma vantagem.

Idiomas:

  • Fluência em português.
  • Conhecimento instrumental desejável em Inglês ou Espanhol (não obrigatório).

Candidaturas:

Curriculum Vitae (CV) atualizado em Português.

Carta de apresentação em Português explicando por que você é a(o) candidata(o) mais adequado para esta posição (máximo de 500 palavras).

Diversidade

A ONU está empenhada em promover a diversidade na sua equipe de trabalho, em termos de gênero, raça, etnia, nacionalidade e cultura. Pessoas pertencentes a grupos historicamente discriminados – população indígena, negra, cigana, LGBTI, pessoas com deficiência, pessoas com HIV/Aids são fortemente encorajadas a candidatar-se. Todas as informações contidas na sua documentação de candidatura serão tratadas com confidencialidade.


UNDP is committed to achieving workforce diversity in terms of gender, nationality and culture. Individuals from minority groups, indigenous groups and persons with disabilities are equally encouraged to apply. All applications will be treated with the strictest confidence.


If you are experiencing difficulties with online job applications, please contact jobs.help@undp.org.

© 2016 United Nations Development Programme