Background

O Escritório do Coordenador Residente abrange todas as organizações das Nações Unidas que têm atividades operacionais no Brasil. Designado o Representante do Secretário-Geral da ONU e líder da Equipe de País da ONU (UNCT), o Coordenador Residente (RC), em consulta com o UNCT, assume a responsabilidade e a coordenação do desenvolvimento das atividades da ONU no âmbito do país. O UNCT é composto pelos e pelas representantes dos fundos e programas, agências especializadas e agências não-residentes da ONU.

A Equipe de País da ONU tem diversas estruturas de trabalho que visam a garantir uma ação interagencial coordenada no país, implementando atividades conjuntas sob a liderança do Coordenador Residente.

A (O) Estagiária (o) de Direitos Humanos, sob a supervisão direta da Oficial de Coordenação da ONU, da Assessora de Direitos Humanos da ONU e Assistentes, em cooperação próxima com as agências da ONU, irá dar suporte à execução de serviços pelo Escritório de Coordenação da ONU, administrando informações e fornecendo apoio à implementação das atividades da ONU no país relacionadas a temas de direitos humanos.

Os estagiários não são remunerados financeiramente pelo PNUD. Os custos associados com o estágio são de responsabilidade do estudante ou da instituição social ou governamental responsável por fornecer assistência financeira necessária.

Todos os custos relacionados com a participação do estagiário no Programa devem ser suportados por:

• A instituição de indicação, instituição relacionada ou governo, que pode fornecer a assistência financeira necessária a seus alunos;

• O estudante terá que obter financiamento para sua subsistência e fazer seus próprios arranjos para viagens (inclusive para o escritório), vistos, acomodação, etc.

• O PNUD não aceita qualquer responsabilidade pelo seguro médico e de vida do estagiário ou custos decorrentes de acidentes e doenças incorridos durante um estágio.

• Os estagiários não são cobertos por qualquer seguro, incluindo a MAIP, e eles não devem viajar para locais perigosos durante o estágio com o PNUD.

Os candidatos a estágio devem apresentar comprovante de seguro médico válido para o local para o qual trabalharão. O qual deve incluir uma cobertura adequada em caso de lesão ou doença durante o estágio que: Requeira transporte para o país de origem ou país de residência para tratamento adicional; ou resulte em morte e requeira preparação e devolução dos restos mortais ao País de Origem ou ao País de Residência.

Estagiários não são funcionários. Os estagiários não podem ser solicitados a ou aceitar ser substitutos de pessoal recrutado em cargos autorizados. Os estagiários não podem representar o PNUD em nenhuma função oficial.

Atribuições de estágio variam em duração de acordo com a disponibilidade e as exigências acadêmicas a serem observadas pelo estagiário, bem como as necessidades do PNUD e estão disponíveis em regime de meio período e período integral ao longo do ano, dependendo da disponibilidade de tarefas significativas e das necessidades e capacidade de escritórios para receber e supervisionar estagiários.

O desempenho insatisfatório ou a falta de conformidade com os padrões de conduta estabelecidos acima podem levar ao término do estágio, por justa causa, por iniciativa do PNUD. O aviso de duas semanas será dado em tais casos.

Qualquer violação grave dos deveres e obrigações que, na opinião do Administrador, justificaria a separação antes do final do período de aviso prévio.

Danos causados à equipamentos ou propriedades do PNUD, causados pelo estagiário, seja de perda ou dano; que resulte de negligência, conduta dolosa, violação ou imprudência ante as regras e políticas aplicáveis pelos estagiários deverão ser reembolsados a organização.

O PNUD realiza todos os esforços para manter os mais altos padrões no que diz respeito à supervisão, orientação e treinamento de estagiários a fim de tornar seu tempo no PNUD uma experiência valiosa. Os escritórios são responsáveis por fornecer supervisão e orientação apropriadas. O supervisor deve ser identificado para o período do estágio.

O objetivo do estágio não é levar a um emprego com o PNUD, mas, como mencionado, pretende complementar os estudos de um estagiário. Portanto, não deve haver expectativa de emprego no final de um estágio. No entanto, vários estagiários, tendo concluído seus estudos e preenchido os requisitos necessários, acabaram conquistando outras atribuições no PNUD e em outras instâncias no Sistema das Nações Unidas.

Caso uma oferta de emprego seja prevista um intervalo de 3 meses a partir do final do estágio, deve ser respeitado. Os estagiários não podem candidatar-se a vagas durante o período de estágio.

Duties and Responsibilities

Sob a supervisão direta e orientação da Oficial de Coordenação da ONU, da Assessora de Direitos Humanos da ONU e Assistentes, a (o) estagiária (o) de Direitos Humanos deverá realizar as seguintes tarefas:

  • Realizar pesquisas sobre temas de direitos humanos.
  • Dar suporte à preparação de eventos, oficinas de trabalho, reuniões e publicações relacionadas à Década Internacional de Afrodescendentes, à Campanha Livres & Iguais e outros temas relevantes de direitos humanos.
  • Dar apoio administrativo e logístico a missões e visitas relacionadas a temas de direitos humanos
  • Escrever correspondências de rotina, memorandos, cartas, convites e outros documentos.

Competencies

Valores Centrais/Princípios Orientadores:

Integridade:

Demonstrar consistência em manter e promover os valores da ONU em ações e decisões, em linha com o Código de Conduta da ONU.

Sensibilidade Cultural/Valorização da Diversidade:

Demonstrar apreço pela natureza multicultural da organização e pela diversidade das (os) funcionárias (os) e parcerias.

Demonstrar um olhar internacional, apreciando diferenças em valores e aprendizado a partir da diversidade

 

 

 

Competências Centrais: 
Valores e Éticas:

Demonstrar / Salvaguardar Ética e Integridade.

Sensibilidade Organizacional:

Demonstrar conhecimento corporativo e bom senso.

Desenvolvimento e Empoderamento de Pessoas / Mentoria e Treinamento:

Desenvolvimento próprio, iniciativa.

Trabalho em Equipe:

Agir como parte da equipe e facilitar o trabalho em equipe.

Comunicação de Informações e Ideias:

Facilitar e encorajar a comunicação aberta na equipe, comunicando-se com eficiência.

Auto-controle e Inteligência Emocional:

Criar sinergias por meio do auto-controle, da administração dos conflitos e da negociação e resolução de conflitos.

Partilha do Conhecimento / Aprendizado Contínuo:

Aprendizado e compartilhamento do conhecimento, encorajando o aprendizado das demais pessoas.

 

Competências Funcionais:

Habilidade para manejar e executar processos e transações administrativas;

Bom conhecimento de regras e regulações administrativas;

Habilidade de extrair, interpretar e analisar informações e resolver problemas operacionais;

Habilidade para manter a confidencialidade e a discrição;

Habilidade para criar, editar e apresentar informação em formatos claros e eficientes;

Bom conhecimento em informática e TI;

Habilidade para organizar e completar tarefas múltiplas por meio do estabelecimento de prioridades;

Habilidade para lidar com um grande volume de trabalho, possivelmente em prazos curtos

Atenção aos detalhes;

Boas habilidaes em pesquisa: habilidade de pesquisar, analisar, avaliar e sintetizar informação.

Required Skills and Experience

Educação:

  • Vínculo com uma Instituição de Ensino Superior reconhecida, em nível de gradução ou pós-graduação, preferivelmente (mas não exclusivamente) em Relações Internacionais, Direito, Ciências Sociais, Estudos do Desenvolvimento ou áreas correlatas.
  • Conhecimento sobre temas de direitos humanos é uma vantagem.

Experiência:

  • Boas habilidades em informática (Pacote Office, incluindo Excel, Word e Power Point).
  • Boas habilidades de escrita e comunicação: habilidade para expressar ideias e conceitos de modo claro e conciso nos formatos escrito e oral.
  • Experiência prévia de trabalho com temas de direitos humanos, incluindo discriminação racial, gênero, orientação sexual e identidade de gênero é uma vantagem.

Idiomas:

  • Fluência em português.
  • Conhecimento instrumental desejável em Inglês ou Espanhol (não obrigatório).

Candidaturas:

Curriculum Vitae (CV) atualizado em Português.

Carta de apresentação em Português explicando por que você é a(o) candidata(o) mais adequado para esta posição (máximo de 500 palavras).

Diversidade

A ONU está empenhada em promover a diversidade na sua equipe de trabalho, em termos de gênero, raça, etnia, nacionalidade e cultura. Pessoas pertencentes a grupos historicamente discriminados – população indígena, negra, cigana, LGBTI, pessoas com deficiência, pessoas com HIV/Aids são fortemente encorajadas a candidatar-se. Todas as informações contidas na sua documentação de candidatura serão tratadas com confidencialidade.