Background

Em janeiro de 2018, o Fundo de Construção da Paz aprovou um projeto para impulsionar o setor de média para paz e estabilidade na Guiné-Bissau.

Este projeto visa fazer uma intervenção oportuna, estratégica e integrada no setor de média para garantir que profissionais e instituições estejam melhor preparados e equipados para fazer avanços setoriais, promover a responsabilização de figuras públicas e defender-se contra-ataques e dinâmicas de instrumentalização que desestabilizem ainda mais e corroer o papel central que o jornalismo desempenha nos sistemas democráticos.

Entre outros, o projeto apoia a realização de projetos de jornalismo de investigação. O objetivo é incentivar a promoção da cidadania, da paz, e de conscientizar a sociedade sobre questões importantes do país. Ao mesmo tempo impulsionará a capacidade local dos jornalistas para produzir conteúdos sensíveis ao conflito e para desempenhar o seu papel de “fiscalizador” da governação e democracia.

O projeto tem o apoio financeiro do Fundo das Nações para a Consolidação da Paz e o apoio técnico do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Neste sentido, pretende-se contratar um jornalista para dar apoio a 8 jornalistas que desenvolvem projetos de investigação jornalística. A finalidade é de formar e aconselhar os jornalistas, e responder as respostas deles em termos de investigação.?

Duties and Responsibilities

Sob a orientação da Unidade de Informação Pública do UNIOGBIS, em coordenação com o Consórcio Media Inovação da Comunicação Social da Guiné-Bissau, o Consultor irá:

  • Responder as preocupações dos jornalistas em relação a gestão da investigação;
  • De abril ate setembro, fazer mensalmente uma reunião telefónica com cada um dos 9 projetos;
  • Dar orientações aos jornalistas para melhorar os projetos deles.

O contrato é de 20 dias sobre 5 meses (maio, junho, julho, agosto, setembro) com estimação de 4 dias de trabalho por mês. Pode ser realizado a distancia. O tutor ira assegurar o acompanhamento dos jornalistas por email ou telefone.

Competencies

  • Conhecimento do panorama mediático da Guiné-Bissau;
  • Experiencia de consultoria em jornalismo desejavel;

Required Skills and Experience

Qualificações e Experiência:

  • Minimo de 7 anos de experiência profissional na área de jornalismo de investigação ;
  • Mestrado em Jornalismo, Comunicação, Administração, Direito, Sociologia, Gestão de media e afins. (os anos de experiencia em conjunto com Licenciatura poderá ser considerado em vez do Mestrado).

Requisitos de idioma:

  • Fluencia em português

Consultores individuais interessados devem enviar os seguintes documentos / informações para demonstrar suas qualificações:

Proposta:

  • Explicar porque são os mais adequados para o trabalho;
  • Fornecer uma breve metodologia sobre como eles abordarão e conduzirão o trabalho (se aplicável).

Proposta financeira

  • CV pessoal incluindo experiência anterior em projetos semelhantes e pelo menos 3 referências
  • contratos por preço global

A proposta financeira deve especificar um montante total fixo e condições de pagamento em torno de resultados específicos e mensuráveis (qualitativos e quantitativos) (ou seja, se os pagamentos caem em prestações ou após a conclusão de todo o contrato). Os pagamentos são baseados na saída, ou seja, na entrega dos serviços especificados no TOR. A fim de auxiliar a unidade solicitante na comparação de propostas financeiras, a proposta financeira incluirá uma subdivisão desse montante fixo (incluindo viagens, diárias e número de dias úteis previstos).

Cumulative analysis

When using this weighted scoring method, the award of the contract should be made to the individual consultant whose offer has been evaluated and determined as:

Responsive/compliant/acceptable, and

Having received the highest score out of a pre-determined set of weighted technical and financial criteria specific to the solicitation.

  • Technical Criteria weight - 70%;
  • Financial Criteria weight - 30%.

Only candidates obtaining a minimum of 70 points would be considered for the Financial Evaluation

Critérios de avaliação::

Criteria A: Educação - 10pts? -10pts

Criteria B: Experiencia como definida nos TDRs?- 15pts

Criteria C: Competencia como definida nos TDRs?- 10pts

Criteria D: Compreensao dos TDRs?- 15pts

Criteria E: Metodolocia e aproche geral?-30pts

Criteria F: Qualidade geral da proposta (abrangência, estrutura, linguagem e clareza)-20pts