Background

No seguimento do apoio das Nações Unidas ao sector dos média, em Janeiro de 2018, o Fundo de Construção da Paz aprovou um projeto para impulsionar o setor de média para maior paz e estabilidade na Guiné-Bissau. Este projeto visa fazer uma intervenção oportuna, estratégica e integrada para garantir que profissionais e instituições estejam melhor preparados e equipados para fazer avanços setoriais, promover a responsabilização de figuras públicas e defender-se contra ataques e dinâmicas de instrumentalização que desestabilizem ainda mais e corroer o papel central que o jornalismo desempenha nos sistemas democráticos.

Entre outros, o projeto apoia a formação em gestão para os gestores de média. Entre abril e junho de 2019, 23 gestores beneficiam de uma formação em gestão que permitirá aos formandos entender e aplicar na área dos medias a importância do empreendedorismo e inovação, as ameaças, forças e fraquezas das suas organizações; o marketing, as principais ferramentas financeiras ou também o controlo de gestão estratégica.

Depois da formação, 2 bolsas de 6 000 $ cada uma, serão atribuídas aos 2 melhores projetos desenvolvidos durante a formação, para poder começar um projeto inovador, na área dos medias.

Objectivo da Designacao:

Neste contexto, o projeto pretende recrutar um consultor para trabalhar durante 9 meses com os 2 gestores de média que irão receber a bolsa. O consultor terá que por um lado acompanhar os gestores na implementação do projeto e, por outro lado, gerir o desembolso das 2 bolsas conforme o plano de negócios das empresas selecionadas.

O tempo de trabalhar estimado é de 19 dias sendo :

  • Junho 2019: 1 dia de participação como júri, na seleção dos 2 melhores projetos a acompanhar;
  • De julho de 2019 ate fevereiro de 2020 (9 meses): 2 dias de trabalho por mês, incluindo obrigatoriamente 2 reuniões com cada projeto (ou seja, 4 reuniões por mês) para acompanhamento.

Duties and Responsibilities

A/O consultor devera ajudar os 2 projetos selecionados em detetar os problemas que podem atrapalhar o desenvolvimento do projeto, bem como oferecer soluções para superá-los. Ao atuar nesses pontos, o objetivo é de melhorar a eficiência dos processos, aumentar a produtividade nos negócios, encontrar áreas de cooperação entre empresas para diminuir custos e identificar oportunidades de crescimento, fontes de financiamento, estratégias de angariação de publicidade e possíveis formas de associação.

A/O consultor irá:

  • Acompanhar os portadores dos projetos selecionados: orientar os participantes sobre o negocio. Propor ações a serem implementadas, designar líderes para essas ações. Atuar como uma incubadora de projetos. Dar informações nas seguintes áreas: gestão e administração de empresas pequenas e medias; gestão de empresas de médias; estratégia (por exemplo, estabelecimento de parcerias relevantes); Marketing e comunicação (por exemplo, procurar patrocinadores, anunciantes); Vendas (por exemplo, onde distribuir os produtos, como melhorar as vendas); finanças, contabilidade e / ou compras (por exemplo, redução de custos); liderança.
  • Preparar as reuniões com os portadores dos projetos selecionados: preparar agenda, cronograma, documentos de referências, fichas técnicas e/ou qualquer outro material e documentação que irão formar a base para a discussão durante o acompanhamento.
  • Gerir o financiamento das bolsas: o consultor ira disponibilizar o valor das bolsas aos portadores de projetos.
  • Escrever um relatório a ser entregado ao UNIOGBIS no fim da consultoria: incluindo implementação do workshop, comentários recebidos, questões levantadas, lições aprendidas, próximas etapas, recomendações para melhorias.

Produtos:

  • Agenda de trabalho;
  • Material e documentação que irão formar a base para a discussão;
  • Relatório do de trabalho.

Relatorios:

Sob a orientação do gestor de projeto e do Chief Public Information do UNIOGBIS.

Competencies

Funcionalidade:

  • Conhecimento dos média na Guine-Bissau;

Gestao de Recursos:

  • Conhecimentos de gestão e liderança;
  • Mentoring & Mobilização;

Communicacoes e Advocacia:

  • Excelentes capacidades de comunicação, escrita e oral;
  • Habilidades de comunicação, formação e apresentação.

Required Skills and Experience

Formacao Academica:

  • Diploma em Gestão e administração de empresas, economia, finanças, marketing ou outras disciplinas relevante

Experiencia:

  • Histórico comprovado de pelo menos 10 anos de experiência profissional em gestão ou formação em gestão
  • Experiencia na gestão de empresas de média é uma vantagem
  • Experiência na área de formação é uma vantagem 

Capacidade Linguistica:

  • Fluencia em Português e Crioulo

Criterios de avaliaçao:

Ao utilizar este método de Pontuação ponderada, a adjudicação do contrato deve ser feita ao consultor individual cuja oferta foi avaliada e determinada como:

  •  Responsivo/complacente/aceitavel, e
  • Tendo recebido a maior pontuação de um conjunto pré-determinado de critérios técnicos e financeiros ponderados específicos para a solicitação

Criterios Tecnicos - 70%

Criterios Financeiros - 30%

Somente candidatos que obtenham 70 pontos serao considerados na avaliacao financeira.

Criterio A: Education background 10pts

Criterio B: Experience as defined in the ToRs 15 pts

Criterio C: Competences as defined in the ToRs 10 pts

Criterio D: Understating of the ToRs 15 pts

Criterio E: Methodology and overall approach  30 pts

Criterio F: Overall quality of the proposal (Comprehensiveness, structure, language and clarity)  20 pts

Documentos Necessarios:

Consultores individuais interessados devem enviar os seguintes documentos / informações para demonstrar suas qualificações:

1. Proposta:

  •  explicar porque são os mais adequados para o trabalho;
  •  fornecer uma breve metodologia sobre como eles abordarão e conduzirão o trabalho (se aplicável).

2. Proposta financeira : Na aplicação o candidato tem que incluir só o preço diário a ser pago pelos 19 dias de trabalho (honorários de consultoria). Não pode incluir materiais ou despesas de transporte. Tudo isso tem que ser incluído nos honorários. 

3. CV pessoal incluindo experiência anterior em projetos semelhantes e pelo menos 3 referências.