Auxiliar de Pesquisa (Quantitativo)


Location : Brasília - DF, BRAZIL
Application Deadline :26-Jan-20 (Midnight New York, USA)
Type of Contract :Service Contract
Post Level :SB-2
Languages Required :
Portuguese
Starting Date :
(date when the selected candidate is expected to start)
10-Feb-2020
Duration of Initial Contract :6 meses
Expected Duration of Assignment :Podendo ser renovado com base em avaliação de performance.

UNDP is committed to achieving workforce diversity in terms of gender, nationality and culture. Individuals from minority groups, indigenous groups and persons with disabilities are equally encouraged to apply. All applications will be treated with the strictest confidence.

UNDP does not tolerate sexual exploitation and abuse, any kind of harassment, including sexual harassment, and discrimination. All selected candidates will, therefore, undergo rigorous reference and background checks.


Background

O projeto “Justiça Começa na Infância: fortalecendo a atuação do Sistema de Justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano integral” resulta de acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos repassados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, objetivando oferecer ferramentas e desenvolver estratégias, visando ao fortalecimento da produção e gestão de conhecimentos do Poder Judiciário, com vistas a identificar e diagnosticar a situação de atenção às crianças na primeira infância.

Sob o marco do Pacto Nacional Pela Primeira Infância,  firmado em 25 de junho de 2019, a cooperação entre CNJ e PNUD visa fornecer subsídios para o aprimoramento da infraestrutura necessária à proteção do interesse da criança e à prevenção da improbidade administrativa dos servidores públicos e demais atores da rede de proteção à primeira infância que têm o dever de aplicar à legislação voltada à garantia dos direitos difusos e coletivos previstos no artigo 227 da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Marco Legal da Primeira Infância.

Por força da Portaria CNJ nº 45, de 14 de março de 2019, foi designada a Comissão Gestora do Projeto da Primeira Infância, que conta com representantes de diversas áreas do CNJ, sendo atribuído ao Departamento de Pesquisas Judiciarias (DPJ) a realização do “Diagnóstico Nacional da Situação de Atenção às Crianças na Primeira Infância no Sistema de Justiça brasileiro”. Tendo em vista que a diversidade de infâncias que se encontram em contato com o Sistema de Justiça, fez-se necessário estabelecer cinco principais eixos de pesquisa, conforme apresentados abaixo:

  • EIXO 1 – Mulheres e adolescentes grávidas e mães de crianças até 6 anos presas ou em regime de internação;
  • EIXO 2 – Proteção da criança na dissolução da sociedade conjugal;
  • EIXO 3 – Destituição de poder familiar, adoção e tráfico de crianças;
  • EIXO 4 – Famílias acolhedoras e unidades de acolhimento;
  • EIXO 5 – Estrutura judiciária e gestão administrativa de políticas públicas para a infância e juventude.

A realização de um diagnóstico nacional implicará esforços inéditos de levantamento de dados e informações, principalmente de natureza qualitativa, que exigirão o empreendimento de pesquisa de campo para realização de observações, entrevistas e análises de processos judiciais. Além disso, exigirá o conhecimento especializado nas diversas temáticas tocantes às infâncias a serem estudadas.


Duties and Responsibilities

O Auxiliar de Pesquisa será responsável, sob supervisão do coordenador de pesquisa, pela a análise de dados de modo a permitir o alcance dos resultados pretendidos no Projeto, em estreita articulação com a equipe do CNJ e do PNUD. Para o alcance desse objetivo, estão previstas as seguintes atividades indicativas:

  • Subsidiar a elaboração de diagnósticos e de análises sobre o sistema de justiça e o atendimento da primeira infância, em seus diferentes Eixos;
  • Auxiliar na extração de bases de dados armazenadas em ElasticSearch, MySQL, ORACLE, entre outras;
  • Auxiliar a análise de dados estatísticos descritivos com uso de gráficos, tabelas, mapas, infográficos, etc.
  • Subsidiar a equipe de pesquisadores e dar suporte para a realização de análises e tratamento de dados, com junção de arquivos, limpeza de dados, codificação, etc.
  • Elaborar modelos preditivos ou de classificação;
  • Apoiar a organização de atividades on-line, como webinars, videoconferências, etc.
  • Realizar outras tarefas, conforme demanda do supervisor designado.

IMPACTO DOS RESULTADOS

Os resultados-chave esperados para este posto visam garantir a qualidade, eficiência e efetividade na implementação do projeto, em linha com as metas acordadas e com as prioridades do CNJ. 


Competencies

Competências Corporativas:

  • Demonstrar integridade perante aos modelos e valores éticos da ONU;
  • Promover a visão, missão e objetivos estratégicos do PNUD;
  • Dispor da sensibilidade e adaptabilidade aos valores e diferenças culturais, de gênero, religião, raça, nacionalidade e idade; e
  • Tratar a todos de forma justa e sem favoritismo.

 

Competências Funcionais:

Gerência e Liderança

  • Construir fortes relações com os integrantes do projeto e parceiros do CNJ, seus assessores e atores externos, focando na excelência do desenvolvimento das atividades, em prazo exíguo;
  • Abordagens consistentes de trabalho com energia e positividade, além de atitudes construtivas;
  • Demonstrar abertura para mudanças e habilidade para gerenciar complexidades; e
  • Demonstrar capacidade e abertura para trabalho em equipe e habilidade em resolução de conflitos;

Gerenciamento do Conhecimento e da Aprendizagem

  • Promover a gerência do conhecimento, a cultura do aprendizado e o bom ambiente na equipe por meio da liderança e de exemplo pessoal; e
  • Trabalhar continuamente e ativamente para o desenvolvimento do conhecimento pessoal e uma ou mais áreas objeto do termo de referência e aplicar os novos conhecimentos adquiridos.

Efetividade de Desenvolvimento e Operacional

  • Habilidade em organizar e coordenar o planejamento para resultados, monitoramento e avaliações;
  • Demonstrar boas habilidades conceituais e analíticas;
  • Demonstrar excepcionais habilidades de comunicação, oral e escrita.

Julgamento/tomada de decisão

  • Demonstrar amadurecimento e iniciativa de julgamento;
  • Forte capacidade de liderança e gestão de conflitos;
  • Habilidade em realizar julgamento independente e discrição em aconselhar sobre o tratamento de questões políticas e desafios importantes;
  • Capacidade de trabalhar em prazos apertados, gerenciar requisitos de multitarefas e um alto grau de pró-atividade e iniciativa; e
  • Abordagem prática e orientada para resultados.


Required Skills and Experience

EDUCAÇÃO

  • Cursando Graduação (ou equivalente*) preferencialmente nas áreas de Estatística, Tecnologia da Informação ou áreas afins;
  • OU *2 anos adicionais de experiência relevante ao posto, para além do mínimo exigido.

EXPERIÊNCIA

Requisitos Obrigatórios

  • Mínimo de 1 ano de experiência (profissional e/ou acadêmica) em extração, tratamento e análise de dados quantitativos com uso de softwares de análise estatística.

Requisitos Desejáveis

  • Experiência com bases de dados nacionais;
  • Conhecimento de ElasticSearch;
  • Conhecimento da ferramenta R.

IDIOMAS

  • Proficiência em Português.

 

Importante:

PARA VALIDAR SUA CANDIDATURA PREENCHA O FORMULÁRIO P11, E ENVIE ATRAVÉS DO ÍCONE "UPLOAD CV", JUNTAMENTE COM A CARTA DE MOTIVAÇÃO (NO MESMO ARQUIVO).

Podem se candidatar ao processo pessoas de nacionalidade brasileira ou outros legalmente autorizados a trabalhar no Brasil.

Para este cargo, o candidato deve ter inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

O salário para esse posto é de R$2.246,17/mês.

Para os candidatos que moram em cidades diferentes da duty station (Brasília), o PNUD não dará subsídios para custear eventuais deslocamentos em caso de aprovação.

 

Candidaturas:

Para terem candidaturas válidas a este processo, os candidatos deverão submeter:

(i) formulário P11 do PNUD devidamente preenchido;

(ii) carta detalhando sua motivação para concorrer a esta vaga.

 

Apenas as candidaturas cadastradas no site do PNUD (www.pnud.org.br), no link “Oportunidades” - “APPLY NOW”, tendo o formulário P11 do PNUD devidamente preenchido e enviado dentro do prazo, assim como a carta de motivação, serão examinadas. O P11 e a carta de motivação devem ser enviados como um único arquivo no link de candidaturas.

carta de motivação deverá ter extensão de até 3 páginas e contemplar os seguintes pontos: a) motivação/justificativa para o interesse e candidatura a esta vaga; b) explanação sobre quais pontos de sua experiência profissional podem colaborar para o desempenho das atribuições previstas neste posto, considerando os desafios existentes nas áreas temáticas do projeto ao qual está relacionada esta consultoria. A carta deve ser formulada em português.

Não serão emitidos recibos individuais de confirmação da candidatura devido ao volume de candidaturas.

O PNUD está empenhado em garantir a diversidade da força de trabalho em termos de nacionalidade, gênero, raça e cultura. Os indivíduos pertencentes a grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente incentivados a se candidatar. Todas as candidaturas serão tratadas com sigilo.

Devido ao grande volume de candidaturas recebidas, apenas os candidatos pré-selecionados serão contatados.



If you are experiencing difficulties with online job applications, please contact the eRecruit Helpdesk.

© 2016 United Nations Development Programme