Background

O Governo de Moçambique aprovou a 11 de Dezembro de 2018 a Contribuição Nacionalmente Determinada de Moçambique NDC (2020-2030) e o respectivo Plano Operacional da NDC 2020 – 2025. Tanto a NDC como o Plano Operacional incluem acções de adaptação e mitigação condicionadas ao apoio em termos de meios de implementação.

Na componente de adaptação, o Plano Operacional da NDC 2020 – 2025 agrupa as acções nas seguintes áreas: 

  • Comunicação, educação, capacitação, sensibilização e coordenação; 
  • Redução do risco Climático incluindo o Sistema de Aviso Prévio; 
  • Recursos Hídricos; 
  • Agricultura, Florestas, Pescas, Segurança Alimentar e Nutricional; 
  • Protecção Social;
  • Saúde;
  • Biodiversidade; e, 
  • Infra-estruturas, Áreas Urbanas, Assentamentos e Zonas Turísticas e Costeiras.

Algumas acções de adaptação têm co-benefícios de mitigação que não foram estimadas. 

Por outro lado, a componente de mitigação, cobre as áreas/sectores de: energia, transportes, resíduos, agricultura e florestas. Baseando-se nas medidas/acções propostas, espera-se que Moçambique contribua com cerca de 82,9 megatoneladas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2eq) no período de 2020 a 2030, sendo que 31.19 MtCO2eq serão poupadas no período de 2020 – 2025 e, neste período, o sector de florestas e uso de solos contribuirá com cerca de 30 MtCO2eq enquanto que os sectores de resíduos, produção de electricidade e uso de energia contribuirão com a poupança de cerca de 1,19 MtCO2eq.

Considerando que a implementação da NDC está condicionada ao acesso ao apoio em termos de meios financeiros, tecnológicos (desenvolvimento e transferência) e capacitação, há necessidade de mobilização do apoio requerido através de formulação de notas conceptuais a serem submetidas aos financiamentos climáticos multilaterais e bilaterais.

Com financiamento do Climate Promise do PNUD pretende se contratar um especialista para elaborar notas conceptuais para serem submetidos aos financiamentos climáticos multilaterais e bilaterais.

Duties and Responsibilities

Objectivos

Contratar serviços de consultorias para elaborar propostas de notas conceptuais de projectos visando mobilizar apoio climático internacional visando a implementação das acções condicionais. Especificamente, pretende-se:

  • Identificação e selecção de medidas do Plano Operacional da NDC cuja implementação está condicionada ao apoio financeiros e com potencial para aceder os financiamentos climáticos disponíveis; e,
  • Formulação de Notas Conceptuais considerando abordagem integrada das acções para implementação de medidas seleccionadas a serem submetidas a potenciais fontes de financiamento climático.

 

Deveres e responsabilidades do consultor

O consultor deverá elaborar Nota(s) Conceptual(ais) para implementação integrada das acções contidas no Plano Operacional da NDC de Moçambique cuja realização está condicionada ao apoio climático internacional. Especificamente espera-se que o consultor:

  • Identifica e selecciona medidas do Plano Operacional da NDC cuja implementação está condicionada ao apoio financeiros e com potencial para concorrer aos financiamentos climáticos disponíveis; e,
  • Formula Notas Conceptuais considerando abordagem integrada das acções para implementação de medidas seleccionadas a serem submetidas a potenciais fontes de financiamento climático.
  • Arrolada as principais organizações com potencial para submeter as propostas e,
  • Apresenta as Notas Conceptuais ao Comité de Assessoria do GCF (Autoridade Designada) por forma a se avaliar se as notas preenchem os requisitos mínimos exigidos pelo GCF ou GEF.

 

Metodologia

Considerando as tarefas acima, o consultor deve apresentar uma metodologia que assegure o envolvimento das partes interessadas;

O consultor deverá analisar as acções identificadas no Plano Operacional do NDC e identificar 5 a 10 ações. 

Na identificação destas actividades o consultor deve usar como critérios: 

  • Actividades de média a grande envergadura (de 30 a 100 milhões de USD)
  • Actividade que não têm financiamento
  • Actividades com potencial de elaborar notas Conceptuais integrando co-benefícios de adaptação e de mitigação
  • Existência de dados prontamente acessíveis para a elaboração da Nota conceptual
  • O conjunto das Notas conceptuais devem abranger diferentes partes do país e diferentes sectores
  • As Notas Conceptuais devem ter em conta os grandes programas do governo em curso para aproveitar as sinergias já existentes e ao mesmo tempo criando complementaridade.

A selecção das acções será apresentada e discutida com os sectores abrangidos, quer dizer, as instituições do Estado responsáveis pelas áreas. Neste encontro, cada um dos sectores deve comprometer a colaborar com o (a) (s) consultor fornecendo dados e documentos que ele (s) (a) precisa para elaborar as Notas Conceptuais.

Na elaboração das Notas conceptuais o consultor deve incluir os seguintes aspectos:

  • Co-benefícios de adaptação e mitigação;
  • Alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável; 
  • Usando uma abordagem multisectorial;
  • Género na implementação dos projectos e no impacto do projecto;
  • Transferência de tecnologia limpa e adequada para Moçambique; ? Aumento de conhecimento sobre tecnologias de adaptação e mitigação; ? O potencial para mitigação olhando para o custo e o benefício.

Na elaboração também deve ter em conta os objectivos do PQG 2020 – 2024, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE), a Estratégia Nacional de Mudanças Climáticas e o Plano Director de Redução de Risco de Desastres entre outros documentos relevantes.

O consultor terá 10 dias para integrar os comentários recebidos no encontro mencionado acima.

Semanalmente, o consultor deve apresentar um breve relatório do progresso. Os esboços das Notas conceptuais deverão ser apresentadas não mais tarde de 35 dias uteis depois da contratação num encontro interno com a Direcção de Mudanças Climáticas e os sectores envolvidos. 

O consultor (os/as) devera trabalhar em estreita coordenação com a Direcção de Mudanças Climáticas do MTA que irá indicar dois pontos focais, um da área de adaptação e outro da área de mitigação.

Entregaveis

  • Metodologia para elaboração das notas conceptuais
  • Proposta para pelo menos 3 notas conceptuais que integram os aspectos acime alistados
  • 3 notas conceptuais que incorporam os comentários dos sectores e o MTA.

 

Produtos

Submissão

Revisão e

aprovação

% Pagamento

Metodologia para elaboração das notas conceptuais

 5 dias depois da contratação

 

10%

Proposta para pelo menos 3 notas conceptuais que integram os

aspectos acime alistados

30 dias depois assinar o contrato

 

35%

3 notas conceptuais que incorporam os comentários dos sectores e o MTA.

35 dias depois assinar o contrato

 

65%

 

Duracao, lugar e reporte 

35 dias, Maputo, elaborar os entregáveis e reportar ao PNUD, unidade de gestão do projecto de SUNRED II.

Criterio de eligibilidade

O consultor deve ter o seguinte perfil:

  • Mestrado numa das áreas seguintes gestão ambiental, redução de risco de desastres, agricultura, gestão de recursos hídricos, biologia, gestão florestal, Desenho de Projectos/Monitoria e avaliação.
  • Demonstração da capacidade de formular projectos, com destaque para projectos integrados na área de mudanças climáticas, isto é, projectos de mitigação com cobenefícios de adaptação e de Objectivos de Desenvolvimento Sustentável incluindo projectos com abordagens multisectorias;
  • Pelo menos 5 anos de experiência de conhecimento comprovado sobre os mecanismos financeiros climáticos existentes.
  • Conhecimento das políticas e estratégias chave na área de mudanças climáticas  
  • Fluência em Inglês e Português.

 

Criterio de avaliacao

Critério

Peso 

Max. Pontos

1. Tecnico

70%

100 pontos total

1.1. Critério de elegibilidade  

 

(60 pontos total)

Mestrado numa das áreas seguintes gestão ambiental, redução de risco de desastres, agricultura, gestão de recursos hídricos, biologia, gestão florestal, Desenho de

Projectos/Monitoria e avaliação

 

15 pontos

Demonstração da capacidade de formular projectos, com destaque para projectos integrados na área de mudanças climáticas, isto é, projectos de mitigação com cobenefícios de adaptação e de Objectivos de Desenvolvimento Sustentável incluindo projectos com abordagens multisectorias;

 

15 pontos

Pelo menos 5 anos de experiência de conhecimento comprovado sobre os mecanismos financeiros climáticos existentes.

 

 10 pontos

Conhecimento das politicas e estratégias chave na área de mudanças climáticas  

 

10 pontos

Fluência em Inglês e Português.

 

10 pontos

1.2. Critério da avaliação técnica

 

(40 pontos total)

Portfolio

 

40 pontos

Financeiro

30%

 

 

Como aplicar?

As Propostas Técnicas e Financeiras devem ser submetidas neste website e o upload deve ser feito como um unico documento ate o dia 9 de Dezembro de 2020.

As propostas recebidas após o prazo não serão consideradas. Qualquer pedido de esclarecimento deve ser enviado por comunicação electrónica padrão para o e-mail: procurement.mozambique@undp.org. A Unidade de Procurement do PNUD Mocambique responderá por escrito ou por correio eletrónico padrão e enviará cópias escritas da resposta, incluindo uma explicação da consulta sem identificar a fonte de inquérito, a todos os consultores. A proposta financeira deve ser abrangente e incluir uma repartição. 

Competencies

Valores fundamentais e princípios orientadores:

  • Integridade: Demonstrar consistência na defesa e promoção dos valores do PNUD em ações e decisões, em conformidade com o Código de Conduta das Nações Unidas.
  • Sensibilidade Cultural/Valorização da diversidade: Demonstrando uma apreciação da natureza multicultural da organização e da diversidade do seu pessoal. Demonstrando uma perspetiva internacional, apreciando diferenças de valores e aprendendo com a diversidade cultural.

Outras Competências:

  • Demonstra integridade modelando os valores e padrões éticos da ONU;
  • Exibe sensibilidade e adaptabilidade culturais, género, religião, raça, nacionalidade e idade;

Competências Pessoais:

  • Pensamento estratégico e fortes capacidades analíticas.
  • Excelentes competências organizacionais, capacidade de tomar iniciativa, trabalhar de forma independente, ser orientado para o resultado e cumprir prazos.
  • Politicamente sensato ao abordar questões sensíveis.
  • Excelentes competências interpessoais como líder de equipa e jogador de equipa 
  • Tato e aberto ao feedback sobre o desempenho
  • Fortes capacidades de comunicação oral e escrita em inglês e português. Capacidade de recolher informação rapidamente e preparar relatórios de qualidade em vários formatos escritos

Required Skills and Experience

Academica:

  • Mestrado numa das áreas seguintes gestão ambiental, redução de risco de desastres, agricultura, gestão de recursos hídricos, biologia, gestão florestal, Desenho de Projectos/Monitoria e avaliação.

Experiencia:

  • Demonstração da capacidade de formular projectos, com destaque para projectos integrados na área de mudanças climáticas, isto é, projectos de mitigação com cobenefícios de adaptação e de Objectivos de Desenvolvimento Sustentável incluindo projectos com abordagens multisectorias;
  • Pelo menos 5 anos de experiência de conhecimento comprovado sobre os mecanismos financeiros climáticos existentes.
  • Conhecimento das políticas e estratégias chave na área de mudanças climáticas  

Linguas:

  • Fluência em Inglês e Português.