Historique

I. Visão Geral do Contrato

Título da Consultoria:

Videomaker – Produção de vídeos para redes sociais e outras plataformas

Localização:         

Híbrido (Brasília-DF)

Área de Atuação:

Igualdade de Gênero

Tipo de Contrato:

Consultor Individual

Categoria (Candidatos elegíveis):

Externo

Nível de Posto:

Consultor Nacional

Idiomas necessários:

Inglês

Data de início:

19/08/2024

Duração do Contrato:

6 meses

Valor Total do Contrato:

R$59.280

 

Devoirs et responsabilités

II. Tarefa de Consultoria

Antecedentes/Contexto

A ONU Mulheres, fundamentada na visão de igualdade consagrada na Carta das Nações Unidas, trabalha pela eliminação da discriminação contra mulheres e meninas; pelo empoderamento das mulheres; e pela conquista da igualdade entre mulheres e homens como parceiros e beneficiários do desenvolvimento, dos direitos humanos, da ação humanitária e da paz e segurança.

Colocando os direitos das mulheres no centro de todos os seus esforços, a ONU Mulheres lidera e coordena os trabalhos do sistema das Nações Unidas para garantir que os compromissos com a igualdade de gênero e a transversalização de gênero se traduzam em ações em todo o mundo. Ela oferece liderança sólida e coerente apoiando as prioridades e esforços dos Estados Membros, construindo parcerias eficazes com a sociedade civil e outros atores relevantes.

No Brasil, a ONU Mulheres trabalha para concretizar a visão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para todas as mulheres e meninas e promove a participação igualitária das mulheres em todos os aspectos da vida, com foco em três prioridades estratégicas:

  • A participação, liderança e benefício igualitário das mulheres em relação aos sistemas de governança,
  • Todas as mulheres têm acesso à segurança de renda, trabalho decente e autonomia econômica
  • Todas as mulheres possam viver livres de qualquer forma de violência.

ONU Mulheres também coordena e promove os trabalhos do sistema das Nações Unidas para avançar a igualdade de gênero e todas as suas deliberações e acordos ligados à Agenda 2030. Como parte da Equipe de País das Nações Unidas no Brasil, lidera também o Grupo Temático Inter-Agências para Gênero, Raça e Etnia (GT-GRE) e contribui ativamente para outros mecanismos entre as agências do Sistema ONU.

O objetivo da consultoria é apoiar a implementação das estratégias de comunicação e advocacy do escritório de ONU Mulheres no Brasil, produzindo vídeos para redes sociais como Instagram, Youtube, TikTok e outras, incluindo a cobertura de eventos relacionados às atividades do Escritório, seus projetos e campanhas. A Consultoria envolve a concepção de formatos e produtos, captação de imagens para cobertura de eventos, edição e finalização para uso nos canais finais.

A pessoa consultora reportará para o Analista de Comunicação e será apoiada pela seção de Recursos Humanos, que será o ponto de contato para questões contratuais e de pagamento.

Descrição das Responsabilidades/Escopo de Trabalho

  • Desenvolver ideias criativas para vídeos institucionais, campanhas e eventos.
  • Elaborar roteiros detalhados, storyboards e cronogramas de produção.
  • Planejar os recursos necessários, incluindo locações, equipamentos e equipe.
  • Redigir roteiros claros e envolventes para diversos tipos de vídeos, como institucionais, tutoriais, documentais e promocionais.
  • Operar e orientar a operação de equipamentos de captação, iluminação e áudio.
  • Dirigir entrevistas, cenas dramatizadas e gravações de eventos.
  • Garantir a qualidade das filmagens, controlando enquadramento, foco, exposição e som.
  • Editar vídeos utilizando softwares profissionais como Adobe Premiere Pro, Final Cut Pro ou DaVinci Resolve.
  • Criar trailers, teasers e versões curtas dos vídeos principais para divulgação em redes sociais.
  • Produzir briefings e coordenar a produção audiovisual desde a pré-produção até a entrega final.
  • Participar de reuniões de brainstorming para desenvolver ideias criativas e inovadoras.
  • Organizar os arquivos digitais e o banco de imagens para futuras referências e reutilização.
  • Cooperar com agências externas

A pessoa selecionada deverá dispor de equipamento próprio e softwares adequados para a entrega dos trabalhos. Por fundamento, suas atividades devem empregar abordagens positivas de empoderamento feminino e refletir os princípios das parcerias com organizações de mulheres e apoio a mulheres de grupos menos privilegiados.

Os materiais também devem ser produzidos buscando acessibilidade, refletindo o compromisso de ONU Mulheres com inclusão.

Os produtos devem ser concebidos para que seja possível sua edição e atualização para uso futuro. Os direitos de todos os materiais produzidos pertencem a ONU Mulheres.

Local de Trabalho e Viagens Oficiais

As atividades da consultoria serão desempenhadas em formato híbrido, com atividades eventuais na Casa da ONU ee em eventos externos em Brasília-DF. Pode haver viagens para coberturas de eventos em outros estados.

Compétences

III. Competências

Valores fundamentais:

  • Respeito à Diversidade
  • Integridade
  • Profissionalismo

Principais Competências:

  • Conscientização e Sensibilidade em Relação às Questões de Gênero
  • Responsabilidade
  • Solução criativa de problemas
  • Comunicação Eficaz
  • Colaboração inclusiva
  • Engajamento de Stakeholders
  • Liderar pelo exemplo

Por favor, visite este link para obter mais informações sobre os Valores e Competências Fundamentais da ONU Mulheres:

https://www.unwomen.org/en/about-us/employment/application-process#_Values

COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS:

  • Habilidade comprovada na captação de imagens, edição e finalização de vídeos, especialmente em coberturas de eventos e divulgação em redes sociais
  • Conhecimento adequado sobre questões de gênero, direitos humanos e organizações internacionais
  • Habilidade para contar histórias, propor abordagens criativas de comunicação, avaliar tendências de redes sociais e linguagens audiovisuais

Habilidade para gerenciar projetos e tarefas de produção de vídeo em todas as etapas, desde o conceito até a finalização e veiculação do material.

Qualifications et expériences requises

IV. Qualificações Exigidas

Educação e Certificação:

Educação Superior em Comunicação Social, Cinema, Publicidade e Propaganda ou equivalente.

Experiência

  • Pelo menos 5 anos de experiência profissional comprovada como videomaker, editor(a) de vídeo ou área equivalente do audiovisual
  • Desejável experiência com o desenvolvimento de materiais para campanhas de direitos humanos ou empoderamento de mulheres
  • Experiência de trabalho em agências de publicidade, produtoras de vídeo, organizações internacionais ou organizações da sociedade civil são diferenciais.
  • Domínio de ferramentas e softwares de criação e edição de vídeos, como Adobe Premiere Pro, Final Cut Pro ou DaVinci Resolve
  • Domínio de ferramentas e técnicas de animação será considerado um diferencial

Idiomas:

  • Serão consideradas apenas candidaturas de pessoas fluentes em Português Brasileiro.
  • Para esta função, a pessoa selecionada trabalhará com materiais compartilhados com audiências internacionais, como briefings, brochuras informativas, materiais de referência e campanhas produzidas em outros países. Por isso, o Inglês é um idioma de trabalho, sendo requerido em nível intermediário.

O domínio funcional da Língua Espanhola será considerado um diferencial.

V. Processo de Candidatura

  1. Todos os candidatos devem completar as inscrições online no site de empregos do PNUD - UNDP Jobs
  2. Preencher, assinar e anexar o formulário de Histórico Pessoal da ONU Mulheres (P-11) em inglês, que pode ser baixado em: UN Women P-11 Personal History Form
  3. Uma carta de apresentação (comprimento máximo: 1 página), com link para portfolio online, que inclua os trabalhos anteriores da pessoa candidata e demonstre sua habilidade e criatividade no desempenho das tarefas.
  4. Informamos que plataforma aceita somente um arquivo, único e em PDF.

Para mais ajuda sobre a sua inscrição, por favor, assista a este vídeo: LinkedIn - ONU Mulheres

NOTA:

  • Candidatos que não completarem a inscrição online e não enviarem os documentos de suporte não serão considerados.
  • Candidatos que não fornecerem evidências das informações fornecidas no formulário online e/ou no formulário P-11 serão desqualificados.
  • Devido ao grande número de inscrições recebidas, apenas o(s) candidato(s) selecionado(s) será(ão) notificado(s).
  • Os candidatos devem ser cidadãos brasileiros.

As (Os) candidatas(os) interessadas(os) devem apresentar-se até às 23h59 (horário de Nova York) do dia 25/07/2024, https://jobs.undp.org/cj_view_jobs.cfm)

VI. Diversidade e Inclusão

Em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas criou a ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. A criação da ONU Mulheres surgiu como parte da agenda de reformas da ONU, reunindo recursos e mandatos para maior impacto. Ele funde e se baseia no importante trabalho de quatro partes anteriormente distintas do sistema da ONU (DAW, OSAGI, INSTRAW e UNIFEM), que se concentravam exclusivamente na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres.

Na ONU Mulheres estamos comprometidas em criar um ambiente diverso e inclusivo de respeito mútuo. A ONU Mulheres recruta, emprega, treina e promove independentemente de raça, religião, cor, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, idade, habilidade, nacionalidade ou qualquer outra base coberta pela lei apropriada. Todo emprego é decidido com base nas qualificações, competência, integridade e necessidade organizacional.

Se você precisar de alguma acomodação razoável para apoiar sua participação no processo de recrutamento e seleção, inclua essas informações em sua inscrição.

A ONU Mulheres tem uma política de tolerância zero em condutas incompatíveis com as metas e objetivos das Nações Unidas e da ONU Mulheres, incluindo exploração e abuso sexual, assédio sexual, abuso de autoridade e discriminação. Espera-se que todas(os) candidatas(os) selecionadas(os) cumpram as políticas e procedimentos da ONU Mulheres e os padrões de conduta esperados do pessoal da ONU Mulheres e, portanto, passarão por rigorosas verificações de referência e antecedentes. (As verificações de antecedentes incluirão a verificação de credenciais acadêmicas e histórico de emprego. As (Os) candidatas(os) selecionadas(os) podem ser obrigadas(os) a fornecer informações adicionais para realizar uma verificação de antecedentes).