Background

O Governo brasileiro tem buscado contribuir para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano de países dos continentes americano, africano e asiático. Para tanto, tem celebrado, desde 1970, acordos de cooperação que permitem o compartilhamento de conhecimentos técnicos adquiridos durante o processo de desenvolvimento tecnológico e institucional do Brasil.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) é a Unidade Administrativa do Ministério das Relações Exteriores à qual estão afetas as atividades de planejamento, negociação, elaboração, implementação e execução de projetos e programas de cooperação técnica internacional.

No contexto do Programa de Cooperação sul-sul Brasil–OIT, em abril de 2015 foi assinado o projeto Cooperação sul-sul para a promoção do trabalho decente em países produtores de algodão na África e América Latina com o objetivo de contribuir para a promoção do trabalho decente nos países em desenvolvimento produtores de algodão, por meio da sistematização de experiências brasileiras, seu compartilhamento e adaptação em países interessados. Para isso, o Governo brasileiro e a OIT estabelecerão missões de prospecção, executarão e acompanharão o desenvolvimento das atividades de cooperação técnica sul-sul/ trilateral que serão implementadas a partir de planos de trabalho desenvolvidos em parceria com os países interessados.

O projeto de cooperação conta com recursos financeiros disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Algodão (IBA), entidade criada para administrar o Fundo de Assistência Técnica e Fortalecimento da Capacitação Relativo ao Contencioso do Algodão estabelecido a partir da assinatura do “Memorando de Entendimento entre o Governo dos Estados Unidos da América e o Governo da República Federativa do Brasil sobre um Fundo de Assistência Técnica e Fortalecimento da Capacitação Relativo ao Contencioso do Algodão (WT/DS267) na Organização Mundial do Comércio” (“MoU Brasil-EUA”), assinado em 2010 e revisado em 2014. O PNUD estabeleceu parceria com a OIT para apoiar a implementação do mencionado projeto.

Em conformidade com os objetivos do Fundo e no intuito de intensificar a cooperação Sul-Sul brasileira, em especial no que tange às suas contribuições relacionadas à agenda “Aid For Trade”, o Governo brasileiro se propôs a apoiar a implementação de novos projetos de cooperação técnica horizontal em apoio ao setor algodoeiro de países em desenvolvimento cujas economias dependem largamente do produto. Dessa forma, de modo a cumprir com suas atribuições e em função da intensificação das atividades de cooperação sul-sul trilateral, a ABC requer a contratação de pessoal especializado em  negociação, elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos de cooperação técnica prestada pelo Brasil.

Duties and Responsibilities

Apoiar a concepção, programação, elaboração e execução de projetos e atividades de Cooperação Técnica Internacional, com foco na modalidade Sul-Sul trilateral, para atuação neste projeto e em outros, caso necessário.

a) Prover subsídios técnicos em negociações relacionadas ao desenvolvimento dos programas de cooperação técnica internacional;

b) Apoiar na elaboração de programas, projetos, e atividades de cooperação técnica internacional, na modalidade Sul-Sul e na modalidade Sul-Sul Trilateral), vinculados a negociações mantidas entre o Governo brasileiro, outros países e organismos internacionais, em particular na elaboração de projetos de apoio à promoção do trabalho decente em países em desenvolvimento produtores de algodão;

c) Prover suporte técnico à análise de viabilidade das propostas de projetos de cooperação Sul-Sul (bilateral, trilateral e regionais);

d) Preparar informações analíticas sobre o desenvolvimento dos programas, projetos e atividades;

e) Conceber e operacionalizar instrumentos de disseminação de experiências de sucesso da cooperação Sul-Sul do Brasil;

f) Assessorar na identificação e formulação de mecanismos triangulares de cooperação Sul-Sul;

g) Apoiar na identificação/elaboração de bases de dados ou documentos síntese das prioridades dos países parceiros recipiendários da cooperação.

e) Apoiar na elaboração dos relatórios técnicos relacionados ao projeto e à parceria firmada entre OIT e PNUD.

Competencies

Competências funcionais:

Desenvolvimento e Eficácia Operacional

Habilidade para manter informações e bases de dados

Analisar informações gerais e selecionar os materiais

Habilidade para analisar dados, identificar e ajustar as discrepâncias.

Capacidade analítica de resolução de problemas e análise de números.

Capacidade de interpretar relatórios financeiros e orçamentários

Capacidade de produzir registros precisos e bem documentados em conformidade com o padrão exigido

Habilidade para lidar com um grande volume de trabalho possivelmente sob restrições de tempo

Gestão de conhecimento e aprendizagem

Habilidade em compartilhar conhecimento e experiência

Capacidade de trabalhar ativamente para promover continuidade na aprendizagem pessoal e na aplicação de habilidades recém-adquiridas

Habilidade e conhecimentos fundamentais de processos, métodos e procedimentos;

Compreender os principais processos e métodos de trabalho, políticas e procedimentos organizacionais relativos à posição e aplica-los de forma consistente com as tarefas de trabalho

Demonstrar bom conhecimento de tecnologia da informação e aplicá-lo no trabalho

Promover a aprendizagem organizacional e o compartilhamento de conhecimentos

Promoção de mudanças e desenvolvimento organizacional

Habilidade de apresentar informações sobre as melhores práticas de mudança organizacional

Habilidade para identificar problemas, manejar e gerir conflitos, bem como propor soluções

Liderança e Auto- Gestão

Demonstrar auto-desenvolvimento e a tomada de iniciativa;

Capacidade de atuar como integrante de uma equipe e facilitador do trabalho em equipe e incentivar a comunicação eficaz

Criar ambiente sinergético através da auto-controle

Habilidade para coletar dados e implementar sistemas de gestão

Habilidade para utilizar informações / dados / outros sistemas de gestão

Habilidade para reunir e e divulgar informações sobre prestação de contas e sistemas de gestão baseada em resultados

Habilidade para elaborar relatórios para clientes internos e externos adequadamente

Capacidade de organizar e priorizar agenda de trabalho para atender às necessidades e os prazos

Competências Corporativas:

Demonstrar comprometimento com a missão, visão e valores do PNUD

Demonstrar sensibilidade e capacidade de trabalhar com diversidade cultural, de genero, religiosa, raça ou nacionalidade.

 

 

 

Required Skills and Experience

Educação:

Nível superior completo;

Desejável especialização na área de projetos.

Experiência:

Experiência mínima de 6 anos, comprovada em currículo, na identificação, elaboração, execução e monitoramento de projetos de cooperação técnica, preferencialmente voltados a países em desenvolvimento, podendo ser considerada também, experiência em projetos junto às Agências do Sistema Nações Unidas e à cooperação recebida pelo Brasil do exterior.

Desejável experiência no tema de trabalho decente.

Desejável conhecimento das diretrizes de elaboração e gestão de cooperação Sul-Sul da ABC.

Idiomas:

Fluência oral e escrita em português, francês e inglês.

Desejável fluência em espanhol.

Importante:

Nacionalidade brasileira ou outros legalmente autorizados a trabalhar no Brasil.

Candidaturas:

Apenas as candidaturas cadastradas no site do PNUD, link “Oportunidades” - “APPLY NOW”, tendo o formulário P11 do PNUD devidamente preenchido e enviado dentro do prazo, serão examinadas.

Não serão emitidos recibos individuais de confirmação da candidatura devido ao volume de candidaturas.

O PNUD está empenhado em garantir a diversidade da força de trabalho em termos de nacionalidade, gênero e cultura. Os indivíduos pertencentes a grupos minoritários, grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente incentivados a se candidatar. Todas as candidaturas serão tratadas com sigilo.

Devido ao grande volume de candidaturas recebidas, apenas os candidatos pré-selecionados serão contatados.